Proton Scribe é uma IA que escreve e-mails mantendo privacidade do usuário

Proton Scribe é um assistente baseado em inteligência artificial que escreve, revisa ou resume mensagens com promessa de não expor dados sensíveis

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 3 dias
Proton Scribe é uma IA que escreve e-mails mantendo a privacidade do usuário (imagem: divulgação/Proton)
Proton Scribe é uma IA que escreve e-mails mantendo a privacidade do usuário (imagem: divulgação/Proton)

A Proton anunciou mais um serviço, desta vez, um assistente de escrita baseado em inteligência artificial (IA). Chamada de Proton Scribe, a novidade é capaz de gerar textos, mas sem abrir mão do aspecto da privacidade do usuário.

Nesta fase inicial, o Proton Scribe foi integrado somente ao Proton Mail, o que significa que ele só vai funcionar para redação de e-mails. É possível redigir ou resumir mensagens, bem como fazer revisões de ortografia e gramática com a ferramenta.

Como funciona a proteção de privacidade

De acordo com a Proton, a proteção da privacidade do usuário começa com o não uso de dados das caixas de entrada. Além disso, o Proton Scribe segue uma política de nunca armazenar os dados digitados pelos usuários, ou compartilhá-los com terceiros.

Depois vem o processamento local da geração de texto, de modo que os dados usados para essa tarefa nunca saiam do dispositivo do usuário.

O Proton Scribe também pode ser executado a partir dos servidores do serviço, mas como configuração opcional. A Proton afirma que esses servidores são seguros e não guardam registros de informações confidenciais.

Para completar, a Proton afirma que o Scribe é baseado em modelos de inteligência artificial de código aberto. A própria ferramenta também tem código aberto, o que permite a realização de auditorias independentes de segurança e privacidade, enfatiza a organização.


Proton Scribe funciona de modo local ou via servidor (imagem: divulgação/Proton)
Proton Scribe funciona de modo local ou via servidor (imagem: divulgação/Proton)

Andy Yen, fundador da Proton, comentou o propósito do Scribe:

Um dos motivos pelos quais a privacidade não foi mais colocada como prioridade com os avanços na tecnologia é porque desenvolver tecnologias de um modo privado é mais difícil e caro.

Porém, é fundamental fazermos isso pois, caso contrário, as consequências recairiam sobre os usuários. A história mostrou que, se tiver que escolher entre privacidade e produtividade, a produtividade normalmente ganha.

Desenvolver a privacidade para o futuro requer eliminar a necessidade de fazer essa escolha. Com o Proton Scribe, optamos por um caminho mais difícil, mas ele é o único que permite a combinação de privacidade e produtividade.

Andy Yen, fundador da Proton

Disponibilidade do Proton Scribe

Se a ferramenta funciona a contento? Só testando para termos certeza. Contudo, o Proton Scribe está sendo liberado somente para assinantes do Proton Business Suite nesta fase inicial, que custa a partir de US$ 2,99 mensais por usuário.

A novidade também está chegando para usuários dos planos Visionary e Lifetime.

Relacionados