Qualcomm lança versão do Snapdragon 8 Elite mais fraca (e confusa)

Variação do Snapdragon 8 Elite com sete núcleos de CPU foi encontrada no site da Qualcomm, enquanto chip original traz oito núcleos

Emerson Alecrim
• Atualizado hoje às 18:14

Sem fazer barulho, a Qualcomm colocou uma nova e menos potente versão do Snapdragon 8 Elite em seu site. O chip continua sendo um modelo de alto desempenho, mas traz um núcleo de CPU a menos. O problema é que não há nenhum indicativo no nome do produto sobre essa diferença.

O Snapdragon 8 Elite original foi anunciado em outubro de 2024 com a missão de equipar celulares high-end. Com tecnologia de 3 nanômetros da TSMC, o modelo substitui o Snapdragon 8 Gen 3, o chip de topo de linha para dispositivos móveis que a Qualcomm mantinha até então.

Para cumprir essa missão, a Qualcomm equipou o Snapdragon 8 Elite com dois núcleos Prime de alto desempenho que funcionam a até 4,32 GHz, e seis núcleos Performance com frequência de até 3,53 GHz. Trata-se de um chip octa-core, portanto.

Os núcleos Performance são um pouco menos potentes. Eles são direcionados a tarefas mais simples, de modo a otimizar o consumo de energia pelo dispositivo móvel.

A recém-descoberta variação do Snapdragon 8 Elite, identificada internamente com o código SM8750-3-AB, mantém as especificações do modelo original, exceto por trazer um núcleo Performance a menos. Isso faz o chip ter sete núcleos no total.

O Snapdragon 8 Elite mais simples é ruim?

Provavelmente, não. Na verdade, esse modelo pode ser muito bem-vindo. Isso porque ele deve oferecer desempenho inferior ao Snapdragon 8 Elite original, mas não de modo expressivo. Com isso, o chip poderá equipar celulares que ainda são avançados, mas um pouco menos potentes e, por conta disso, também um pouco mais baratos.

Além disso, é possível que a Qualcomm baseie essa variação em unidades Snapdragon 8 Elite que mantêm todos os núcleos, mas que têm um deles desabilitado por desaprovação no controle de qualidade. Desse modo, a unidade como um todo não precisa ser descartada.

A parte negativa é a dificuldade de identificar as variações. Seria interessante a Qualcomm batizar esse chip com alguma alteração no nome. Assim, ficaria mais fácil para o usuário saber se ele está adquirindo um celular com o Snapdragon 8 Elite original ou a variação com um núcleo a menos.

A confusão pode ficar ainda maior: em dezembro de 2024, surgiram rumores de que a Qualcomm anunciará um “Snapdragon 8s Elite”, versão mais simples do Snapdragon 8 Elite original (e, possivelmente, mais simples que a variação com sete núcleos). Se os rumores se confirmarem, ficará ainda mais trabalhoso identificar a atual linha de chips da companhia.

Com informações de Android Central

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.