Qualidade deve ser o ‘recurso número um’ do Android, diz executivo

Em entrevista, vice-presidente de engenharia falou sobre os detalhes do Android 14 e mudanças internas no processo de desenvolvimento do Android 15

Lupa Charleaux
Por
Google Play Protect deixa o Android mais seguro ao barras apps nocivos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Executivo do Android destaca a qualidade como “recurso número um” dos dispositivos (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O sistema Android está presente em 49,11% dos smartphones no mundo. Dave Burke, vice-presidente de engenharia do sistema, contou no programa The Android Show um pouco dos bastidores do desenvolvimento da plataforma do Google. Ele destacou o compromisso interno em trabalhar para que cada versão do SO seja superior à anterior.

Burke diz que a qualidade é o “recurso número um” devido à importância que os celulares têm na vida dos usuários. “Se você pensar no quanto dependemos e usamos os dispositivos durante um dia, é muito importante que ele funcione muito bem. Que seja um aparelho realmente muito confiável e tenha o mais alto desempenho”, explicou o executivo.

Ícone do Android 14 e celulares
Burke diz que o desempenho é um dos “grandes pilares” do Android 14 (imagem: Divulgação/Google)

Detalhes do desempenho sobre o Android 14

Como contamos por aqui, a versão estável do Android 14 chegou oficialmente aos celulares Google Pixel no início de outubro de 2023. Burke revelou durante a entrevista que o desempenho é um dos grandes pilares do sistema.

O executivo relembrou os esforços para diminuir as atividades da CPU de aplicativos em segundo plano. O resultado foi 30% a menos de inicialização a frio, ação em que o dispositivo inicia o app do zero antes de executá-lo.

Contudo, aumentar o número de processos em cache resulta em maior uso do processador e, por consequência, o consumo de energia. Então, Burke afirmou que o Android 14 evita esse problema ao atuar melhor ao “congelar” os processos em segundo plano.

Imagens do Android e personalização
Desenvolvimento do Android terá mudanças internas a partir de 2024 (imagem: Divulgação/Google)

Mudanças internas no desenvolvimento

Burke comentou que o time de engenheiros do Android atua com um conjunto de métricas que está sempre em expansão. Assim, os colaboradores nos laboratórios e em campo se esforçam para sempre superar os parâmetros em cada etapa.

O executivo ainda anunciou que as práticas do desenvolvimento do Android passarão por mudanças em 2024. Em vez de trabalhar o ano inteiro em um projeto, o trabalho será dividido em “pedaços” para que eles possam avaliar a qualidade a cada avanço.

Os usuários de Android podem ficar tranquilos, pois os novos processos não devem interferir no ciclo anual da plataforma. Dessa maneira, a expectativa é que o futuro Android 15 seja anunciado no segundo semestre de 2024.

Com informações: 9to5Google

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados