Confirmado: a Amazon é que compra o Twitch, por quase US$ 1 bi
Atualização às 17h22: Cerca de 40min após a publicação do rumor de que a Amazon poderia ter comprado o Twitch, o serviço de streaming de games confirmou a transação. Não foi falado em valores (se fala em 970 milhões de dólares, pouco menos do 1 bilhão dito mais cedo), mas está garantido que, agora, a empresa de Jeff Bezos é a nova casa do Twitch.
Na carta em que confirma o negócio, o CEO do Twitch, Emmett Shear, afirma que a empresa fechou com a Amazon porque “eles acreditam na nossa comunidade, compartilham nossos valores e visão de longo-prazo e querem nos ajudar a chegar lá mais rápido”.
Dito isto, garante que pouca coisa mudará: o escritório, os funcionários, a marca e “mais importante, a independência” continuam os mesmos. “Mas, com o apoio da Amazon, teremos os recursos para trazer um Twitch ainda melhor”, conclui.
O post original está a seguir:
Quem vai ficar com o Twitch? Aparentemente, era o Google, que, dizia o rumor de quase exatos 30 dias, havia comprado a plataforma de streaming de games. No entanto, ninguém confirmou a transação e, agora, o rumor é de que foi a Amazon que o adquiriu por nada modestos 1 bilhão de dólares.
Quem dá a notícia é o Wall Street Journal, que também divulgou a cifra semelhante à da suposta compra do Google.
Apesar do Google contar com o YouTube, que já tem zilhões de vídeos de gameplay feitos pelos seus usários, as populares transmissões ao vivo são feitas no Twitch. Então, ao comprar o serviço, o YouTube poderia se afirmar como o grande detentor dos vídeos de jogos, ao vivo ou gravados e editados, na internet.
Já a Amazon está há algum tempo tentando se estabelecer no mercado de games, com a criação de um estúdio interno para desenvolvimento de jogos e o lançamento da Amazon Fire TV, set-top-box que funciona também como console baseado em Android. Adquirir o Twitch levaria uma série de gamers para o seu lado, o que é algo que a empresa definitivamente está interessada.
Como nenhuma das envolvidas se manifestou – nem o Twitch, nem o Google e nem a Amazon – , não dá para afirmar com certeza se o Twitch finalmente ganhou uma nova casa, somente que há interessados a dispor uma bela fortuna para servir de novo teto para o serviço.
Com informações: The Verge