Samsung Galaxy XCover 7 tem bateria removível e promete ser duro na queda

Além do smartphone, Samsung também lançou tablet Galaxy Tab Active 5, que pode funcionar na tomada, sem precisar de bateria

Giovanni Santa Rosa

A Samsung apresentou o smartphone Galaxy XCover 7 e o tablet Galaxy Tab Active 5. Os dois produtos têm em comum características de alta resistência e promessa de durabilidade, como certificação militar, proteção contra água e poeira, botões físicos e bateria removível. Eles são voltados para usos profissionais em condições adversas.

Vamos começar pelo Galaxy XCover 7. Ele tem tela de 6,6 polegadas com resolução HD e tecnologia TFT. O display conta com sensibilidade aumentada, para permitir o uso com luvas.

A Samsung afirma que o Galaxy XCover 7 tem resistência a quedas de até 1,5 m. Ele conta com a certificação do padrão militar MIL-STD-810H e oferece proteção contra água e poeira no padrão IP68. A tela do aparelho conta com o vidro Gorila Glass Victus+, que oferece resistência extra contra riscos.

Samsung Galaxy XCover 7
Galaxy XCover 7 promete resistência a quedas de até 1,5 m (Imagem: Divulgação/Samsung)

Outro diferencial do modelo é a bateria removível. Ela tem capacidade para 3.950 mAh. O celular conta também com conector de pinos no padrão Pogo, além do tradicional USB-C. Em recursos especiais, o Galaxy XCover 7 oferece volume de som mais alto e botão físico programável para atalhos.

Na parte mais “comum” de smartphone, ele conta com apenas uma câmera na traseira, com sensor de 50 megapixels. Já a câmera frontal vem com sensor de 5 megapixels. Além disso, ele traz 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, com entrada microSD de até 1 TB. O processador é um octa-core fabricado com processo de 6 nm; a Samsung não especifica o modelo.

Bateria foi homologada na Anatel

Existe a hipótese do Galaxy XCover 7 chegar ao Brasil. A Samsung enviou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a certificação de uma bateria cujo número de modelo é EB-BG556GBY. O número de modelo do Galaxy XCover 7 é SM-G556B — portanto, bateria e smartphone compartilham o “G556” em seus códigos.

Além disso, a capacidade que consta na homologação da Anatel é a mesma que a capacidade mínima que aparece na ficha técnica do aparelho lançado: 3.950 mAh.

Por enquanto, a Samsung disse apenas que o Galaxy XCover 7 e o Tab Active 5 estarão disponíveis em janeiro de 2024, sem especificar em quais países ou regiões.

Galaxy Tab Active 5 pode funcionar sem bateria, só na tomada

A Samsung também anunciou o tablet Galaxy Tab Active 5. Assim como o Galaxy XCover 7, ele tem especificações de resistência extra, como certificação militar MIL-STD-810H e proteção contra água e poeira no padrão IP68. O tablet também vem com um case que promete proteção em quedas de até 1,8 m.

A bateria do tablet tem capacidade para 5.050 mAh e pode ser removida. O aparelho pode funcionar sem usá-la. Para isso, ele precisa estar conectado a uma fonte de energia pelo USB-C. A ideia é poupar a saúde da bateria em ambientes quentes e onde o tablet esteja fixo, como carros ou quiosques.

Samsung Galaxy Tab Active 5
Galaxy Tab Active 5 também tem proteção IP68 e certificação militar (Imagem: Divulgação/Samsung)

O Galaxy Tab Active 5 tem tela LCD de 8 polegadas e 120 Hz de taxa de atualização, também com maior sensibilidade ao toque. O vidro é Gorilla Glass 5. A câmera traseira tem 13 megapixels, e a frontal, 5 megapixels.

O tablet oferece duas combinações de memória, uma com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento e outra com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Ambas oferecem entrada para cartão microSD de até 1 TB. O processador é um octa-core fabricado com processo de 5 nm, mas a Samsung não especifica o modelo.

Com informações: Samsung, GSMArena

Leia | O que é certificação militar [MIL-STD 810G]?

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.