A Samsung preparou um smartphone dobrável que nunca foi lançado

Provavelmente uma boa decisão

Felipe Ventura
• Atualizado há 3 anos

Por anos, rumores vêm circulando sobre um smartphone dobrável da Samsung. Eles se tornaram mais intensos em 2015, quando surgiram detalhes sobre o Project Valley — que seria basicamente um Galaxy S6 com duas telas.

Parece que ele era mesmo real, mas nunca saiu da fase de protótipo. Fotos vazadas mostram como era seu design, e cancelar seu lançamento provavelmente foi uma boa ideia.

O aparelho tem número de modelo SM-G929F, e as duas telas funcionam como uma só. Você também pode dobrá-lo para que uma das telas fique na traseira, presumivelmente desligada. Há apenas uma câmera, que poderia funcionar como frontal ou traseira.

Em 2015, o SamMobile falou pela primeira vez sobre o Project Valley ou Project V, um dispositivo que “suportará múltiplos gestos para alternar entre suas duas telas”. Seu número de modelo era SM-G929F, e ele seria lançado na Europa e Coreia do Sul — o que nunca aconteceu.

Desde então, tivemos um aparelho semelhante vindo da ZTE, chamado Axon M. Ele possui duas telas IPS de 5,2 polegadas, que podem ser usadas como uma só; o display secundário também dobra para fora. Seu lançamento foi restrito a poucos países.

Como lembra o Engadget, o Project V foi desenvolvido na época em que os lucros da Samsung estavam caindo. Para reverter isso, ela passou a investir em smartphones de metal, como o Galaxy Alpha; e com borda curva, como o Galaxy Note Edge. Pelo visto, a coreana pensou até mesmo em arriscar com um smartphone dobrável, mas desistiu a tempo.

Não se engane: a Samsung ainda não desistiu de smartphones dobráveis. DJ Koh, presidente da divisão de dispositivos móveis, prometeu um aparelho do tipo para 2018.

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.