Sem alarde, Mozilla troca logotipo para sinalizar nova fase
Novo símbolo da Mozilla fica mais amigável, traz mascote de volta e simboliza os esforços da organização para ter produtos mais atraentes
Novo símbolo da Mozilla fica mais amigável, traz mascote de volta e simboliza os esforços da organização para ter produtos mais atraentes
Em 2017, a Mozilla adotou um logotipo que trazia um visual um tanto questionável. Agora, neste final de 2024, a organização tratou de mudar novamente o seu símbolo, desta vez para algo mais “simpático” (ou “menos ruim”?). Mas a mudança vai além do aspecto estético. Ela representa uma tentativa de pôr ordem na casa.
O novo símbolo tira as barras e o caractere de dois pontos que foram alvos de numerosas críticas no logotipo anterior, com escrita “Moz://a”. Além disso, a Mozilla adotou uma nova abordagem para o seu “tiranossauro rex”. Agora, o mascote é representado em uma arte que remete a caracteres ASCII.
Para completar, o mascote vai aparecer com alguma frequência ao lado do nome “Mozilla”, e de um modo que também o faz ser interpretado como uma bandeira em um mastro.
Ainda que com pouco alarde, a transição para os novos símbolos já começou. Eles já aparecem nas páginas principais da Mozilla e nos perfis da organização nas redes sociais, por exemplo.
No blog da Mozilla, Mark Surman, presidente da organização, comenta que a mudança simboliza uma nova fase:
Apesar de termos estado na vanguarda da privacidade e do código aberto, as pessoas não estavam vendo totalmente o que fazemos. Nós estávamos perdendo oportunidades de nos conectar tanto com usuários novos quanto com existentes. Esta mudança da marca não é apenas um facelift — estamos estabelecendo a base para os próximos 25 anos.
Mark Surman, presidente da Mozilla
Como a mensagem de Surman sugere, a Mozilla não passa por um bom momento. Prova disso é que a organização tem promovido demissões em massa. A última foi em outubro, quando a Mozilla reduziu em 30% a sua força de trabalho.
Para piorar, não há expectativa de melhora no curto prazo. O projeto mais conhecido da Mozilla, o Firefox, fechou novembro de 2024 com apenas 2,6% de participação no mercado, de acordo com a Statcounter.
Há tempos que o navegador tem sido alvo de críticas, principalmente no que diz respeito ao desempenho, e esse é um dos fatores que explicam um cenário tão desfavorável.
Como se não bastasse, outros produtos, como a Mozilla VPN, também não têm tido destaque no mercado.
Fica a torcida para que a mudança de logotipo realmente simbolize uma nova e promissora fase para a Mozilla. A organização promete avanços envolvendo inteligência artificial e aprimoramentos em produtos, por exemplo. Fiquemos de olho.