Snapdragon 678 é anunciado com melhorias para jogos e fotos

Processador da Qualcomm tem evolução tímida em relação ao SD 675 e deve equipar celulares intermediários a partir de 2021

Ana Marques
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
Snapdragon

Qualcomm Snapdragon (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm anunciou, nesta terça-feira (15), o seu novo processador Snapdragon 678. Destinado a smartphones intermediários, o chip é uma evolução tímida do Snapdragon 675, de 2018, e promete algumas melhorias em desempenho para jogos, além de trazer upgrade na capacidade de processamento de fotos e vídeos.

O chip é fabricado em processo de 11 nanômetros e conta com o modem X12 LTE, o mesmo de seu antecessor, e que não tem suporte a 5G – o que não chega a ser preocupante para países como o Brasil, que ainda estão engatinhando na implementação da próxima geração de redes móveis. O Snapdragon 678 suporta velocidade de download de até 600 Mbps e de upload de até 150 Mbps.

O Snapdragon 678 conta com CPU Kryo 460 e chega a 2,2 GHz, contra 2 GHz do SD 675. A GPU é a Adreno 612. A Qualcomm não explica exatamente quais melhorias foram feitas na GPU (que tem o mesmo modelo do SD 675), mas afirma que o conjunto é capaz de gerar renderização mais rápida de gráficos, o que evita quedas de FPS em jogos.

De acordo com o vice-presidente de produtos da Qualcomm, Kedar Kondap, o processador “traz capacidades móveis avançadas para o entretenimento diário ao alinhar velocidades extremamente rápidas a conexões confiáveis e bateria de longa duração”.

Recursos para fotografia

O novo chip promete otimizar recursos como modo retrato ao utilizar inteligência artificial para mapear profundidade. A Qualcomm também usa IA para melhorar imagens em ambientes pouco iluminados e para tornar o autofoco a laser mais preciso.

O SD 678 segue a tendência de câmera tripla, com suporte para até 48 MP. Ele também oferece suporte a gravações em até 4K @ 30 fps, além de permitir vídeos em câmera lenta e o zoom óptico de até 5x.

Disponibilidade

O Snapdragon 678 deve chegar em smartphones intermediários lançados em 2021. Para fins de comparação, seu antecessor está presente em modelos como Galaxy A70, da Samsung, e Motorola One Hyper.

Com informações: Qualcomm

Relacionados

Escrito por

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.