Snapdragon X: taxa de devoluções de PCs ARM estão “normais”, afirma Qualcomm
Marca de chips rebate co-CEO da Intel que diz que varejistas estão assustados com o alto volume de devoluções de máquinas ARM
A Qualcomm afirmou que a taxa de devolução de PCs com processadores Snapdragon X estão dentro dos padrões normais da indústria. Sem apresentar números de referência, a marca ainda destaca o sucesso da linha de chips baseados em ARM.
“Nossos dispositivos seguem recebendo avaliações com mais de 4 estrelas dos consumidores e nossos produtos tiveram vários elogios em toda a indústria. Nossas taxas de devolução de aparelhos estão dentro da norma da indústria”, declarou um representante da Qualcomm ao CRN, na última sexta-feira (13).
A recente declaração da Qualcomm é uma resposta a uma afirmação feita por Michelle Johnston Holthaus, co-CEO interina da Intel. Segundo a executiva, há um alto volume de devoluções de PCs ARM devido a problemas de compatibilidade de software.
“Se você olhar para a taxa de devolução de PCs ARM e conversar com qualquer varejista, a preocupação número um é: ‘Recebo uma grande porcentagem desses produtos de volta’, pois você vai configurá-los e as coisas não funcionam como esperamos”, respondeu Holthaus sobre a crescente concorrência da Qualcomm em uma conferência na última quinta-feira (12).
A executiva da Intel acredita que a Qualcomm se tornará uma marca reconhecida no mercado de PCs, mas os problemas de compatibilidade serão um obstáculo. Apesar do esforço da Microsoft em promover a plataforma, “há alguns desafios reais para a ARM ser onipresente”.
Os chips Qualcomm Snapdragon X foram lançados em junho deste ano, alimentando vários PCs Copilot+ em parceria com a Microsoft. Apesar de apps populares terem versões nativas baseadas em ARM, vários programas do Windows não oferecem suporte para a plataforma.
A solução encontrada pelas empresas foi o desenvolvimento de uma camada de emulação desses softwares nos PCs ARM. Entretanto, a ferramenta ainda tem dificuldades para rodar todos os apps baseados na arquitetura x86.
Planos para os chips ARM para os próximos cinco anos
Além de rebater a fala da co-CEO da Intel, o representante da Qualcomm disse que a marca espera que 30% a 50% dos notebooks adotem chips ARM nos próximos cinco anos. Anteriormente, a empresa também revelou planos para de levar a plataforma para os desktops.
Também vale dizer que a fabricante de processadores aumentou o número de contratações para cargos-chave de canais de vendas em todo mundo. Um esforço para construir uma presença global de varejo e canal comercial para o Snapdragon X.
“Acreditamos que temos uma oportunidade de ajudar a educar, treinar, habilitar, desenvolver, inovar e criar uma verdadeira parceria. Com isso, ampliaremos o número de notebooks equipados com a série Snapdragon X no final do dia”, declarou Kyle Houser, gerente comercial da Qualcomm, ao CRN em junho deste ano.
Com informações: CRN.