Sony vai abandonar de vez produção de discos Blu-ray
Empresa já havia parado de produzir mídias Blu-ray para consumidores finais; agora, deixará de produzir discos para parceiros comerciais
Empresa já havia parado de produzir mídias Blu-ray para consumidores finais; agora, deixará de produzir discos para parceiros comerciais
O Blu-ray caminha para o seu fim. A Sony vai encerrar a produção desse tipo de mídia no próximo mês. A companhia já havia tomado uma decisão semelhante no meio de 2024, mas para unidades voltadas a consumidores domésticos. Agora, o encerramento da produção valerá para mídias fornecidas a clientes corporativos.
Esses clientes consistem, majoritariamente, em empresas que ainda comercializam filmes, séries e outras produções na forma de Blu-ray. Com a predileção dos usuários por consumir vídeo a partir de serviços de streaming, a mídia física vem se tornando cada vez menos interessante.
O efeito disso é que a demanda por discos Blu-ray cai ano a ano. Com isso, as empresas do setor passam a abandonar esse mercado progressivamente. Vimos isso acontecer no final de 2024, quando a LG a encerrou a produção de aparelhos reprodutores de Blu-ray.
Em nota (o texto está escrito em japonês), a Sony informou apenas que o encerramento da produção de mídias Blu-ray ocorrerá em fevereiro de 2025, mas não forneceu uma data exata para isso. A decisão também afetará a produção de outros tipos de mídia, como MiniDiscs (MDs) e fitas MiniDV.
Sobre o Blu-ray, a Sony anunciou o encerramento da produção das mídias do tipo voltadas a usuários domésticos em junho de 2024, por um motivo um tanto óbvio: falta de rentabilidade. A decisão de agora, que encerra a produção para parceiros comerciais, deixa a companhia totalmente fora do setor depois de 18 anos de mercado.
A Sony ainda foi taxativa: “não haverá modelo sucessor”, ou seja, a companhia não irá investir em nenhuma tecnologia para substituir esses padrões.
Não surpreende. Além do streaming para consumo de conteúdo em vídeo, os consumidores recorrem a serviços nas nuvens e a dispositivos como pendrives ou SSDs externos para armazenar cópias de dados.
O fim da produção de Blu-ray pela Sony não quer dizer que a tecnologia deixará de existir. Não de imediato, pelo menos. No curto ou médio prazo, o que deve acontecer é esse tipo de mídia se tornar um produto de nicho (mais do que já é) mantido por fábricas menores.
Com informações de Tom’s Hardware