Tesla atualiza carros elétricos com recurso para robotáxis
Este pode ser o primeiro passo para os Tesla robotáxis prometidos por Elon Musk em uma conferência que participou em 2019
Este pode ser o primeiro passo para os Tesla robotáxis prometidos por Elon Musk em uma conferência que participou em 2019
A Tesla começou a liberar uma atualização para seus carros, que libera quase que todas as funções de seu veículo elétrico para outro usuário. A novidade entrega basicamente todas as funções que existem no aplicativo que controla muito do carro, impedindo apenas a compra de novas funções ou a chamada por assistência.
O segundo motorista também precisa ter uma conta na Tesla, mesmo que não seja o proprietário de outro carro da fabricante americana de Elon Musk. O recurso pode ser importante para permitir que outra pessoa controle o veículo sem a necessidade de uma chave, já que pelo app é possível abrir as portas, controlar a temperatura do veículo, encontrar o carro com ajuda do GPS, restringir acesso ao veículo por um vallet e até mesmo começar a dirigir sem a chave, que é um cartão.
Outra função que pode tirar proveito desta novidade é a promessa de Musk de transformar seus carros em “robotáxis” neste ano. No ano passado a ideia do executivo era de ter um milhão de Teslas trabalhando de táxi em momentos que o dono do veículo não precisa do carro. A cena seria exatamente a mesma que você acabou de ter, sendo um carro autônomo andando sozinho pelas ruas, enquanto o dono do carro faz suas coisas de dono de um Tesla em outro lugar da cidade.
A promessa já foi postergada para 2021, já que carros completamente autônomos ainda nem estão funcionando em sua plenitude – só alguns testes aqui e ali, com alguns acidentes que ganharam notoriedade. Eu prefiro pensar que oferecer o carro para outra pessoa pode ser importante quando o motorista está doente e precisa que alguém utilize seu carro para ir até o mercado, com a mão no volante mesmo – por mais que eu ame a ideia de carros autônomos.
Com informações: Mashable.