A OpenSignal, empresa que analisa conexões móveis ao redor do mundo, publicou um estudo nesta quinta-feira (24) sobre a qualidade das redes 4G no Brasil. O experimento foi realizado entre setembro e novembro de 2017 e concluiu que a TIM foi a operadora que registrou os melhores resultados.

Veja a classificação de experiência de cobertura:

  1. TIM: 74,4%
  2. Vivo: 67,3%
  3. Claro: 61,7%
  4. Oi: 54,7%

A empresa informa que a métrica de experiência de cobertura avalia a porcentagem de lugares onde os usuários conseguem se conectar a uma rede LTE, diferente da tradicional, que mede a porcentagem de tempo em que um dispositivo se conecta à rede. Com isso, o método aponta quais operadoras possuem maiores chances de terem cobertura em mais regiões. Os testes da OpenSignal são baseados em aplicativos para smartphones.

TB Responde: Qual operadora tem a melhor cobertura?

Como a TIM investiu muito na expansão da cobertura 4G, dá para entender sua vantagem frente às concorrentes: a operadora possui o maior número de municípios cobertos e também a maior porcentagem de população coberta. Dados do Teleco apontam que em abril de 2018, a italiana mantinha a liderança com presença em 3.120 cidades, cobrindo 87,2% da população. A vice-líder é a Vivo, com 2.793 municípios e 85,8% da população coberta.

As porcentagens devem crescer com o passar do tempo. Claro, Vivo e TIM estão construindo suas redes 4G de 700 MHz, frequência que permite maior penetração de sinal. A Oi, embora não tenha licença de uso dos 700 MHz, começou a fazer o refarming da frequência de 1.800 MHz utilizada no 2G, que permite maior cobertura em relação aos tradicionais 2.600 MHz.

Relacionados

Autor(a)

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.