Claro tem 4G mais rápido e TIM possui melhor sinal, segundo Opensignal
Claro tem maior velocidade de download e upload no 3G e 4G; TIM possui maior disponibilidade de 4G e menor latência na internet
Claro tem maior velocidade de download e upload no 3G e 4G; TIM possui maior disponibilidade de 4G e menor latência na internet
A Opensignal liberou um novo relatório sobre a qualidade das redes 3G e 4G no Brasil: a Claro ficou em primeiro lugar nos ranking de velocidade de download e upload, além de oferecer a melhor experiência em streaming de vídeo e chamadas VoIP via WhatsApp e Facebook Messenger. Enquanto isso, a TIM possui a maior disponibilidade em sinal 4G e menor latência na internet do celular.
O relatório da Opensignal leva em conta as 5,16 bilhões de medições realizadas pelos usuários em 4 milhões de dispositivos entre setembro e novembro de 2019. Ele é focado nas quatro grandes operadoras — TIM, Vivo, Claro e Oi — mas também examina a qualidade de empresas regionais Nextel e Algar Telecom em 36 das maiores cidades no Brasil.
A Claro foi a operadora brasileira com o download mais rápido, tanto no 3G como no 4G. Em média, ela atingiu velocidades de 21,5 Mb/s, bem à frente da segunda colocada Vivo (15,1 Mb/s) e TIM (12,4 Mb/s). A Oi amarga o último lugar com apenas 8,9 Mb/s.
No upload, a Claro também ganha no 3G e no 4G. Segundo a Opensignal, a operadora teve velocidade média de 7,6 Mb/s, superando Vivo (5,4 Mb/s) e TIM (5,1 Mb/s). A Oi, novamente, fica na lanterninha com 3,3 Mb/s.
Tendo o download e upload mais rápidos, não é surpresa que a Claro também tenha a melhor experiência de vídeo. Ela conseguiu 61,6 pontos na avaliação da Opensignal, contra 59,8 pontos da TIM e 59,3 pontos da Vivo; as três operadoras são classificadas como “boas” nesse quesito. A Oi foi a única a terminar na categoria “razoável” com pontuação de 50,2.
A experiência em vídeo mede a qualidade de streaming de vídeo em redes móveis. A Opensignal usa fatores como tempo de carregamento, resolução do vídeo e engasgos nas redes 3G e 4G par atribuir uma nota de 0 a 100.
Pela primeira vez, a Opensignal informa a qualidade da experiência em chamadas VoIP, tecnologia usada em ligações via WhatsApp, Facebook Messenger e Skype.
Mais uma vez, a Claro saiu na frente com 79,9 pontos; ela quase entrou na categoria “boa” (de 80 a 87 pontos), mas acabou parando na classificação “aceitável” com a TIM (75,1 pontos) e Vivo (74,5). Das quatro grandes operadoras, a Oi foi a única na categoria “ruim”, com 72,7 pontos.
A Claro saiu vitoriosa nas métricas de velocidade, mas é a TIM que domina os rankings de menor latência e maior disponibilidade. Vamos começar pela latência: a TIM teve média de 57,4 milissegundos, tempo menor que a Claro (58,4 ms) e Vivo (61,4 ms). A Oi teve a maior latência média, com 68,4 milissegundos.
A Opensignal nota que as operadoras brasileiras ainda têm muito a melhorar em questão de latência: países desenvolvidos atingem níveis abaixo dos 40 ms.
A TIM oferece a maior disponibilidade 4G, ou seja, seus usuários conseguiram passar mais tempo conectados na rede de quarta geração (em vez do 3G). Os clientes da operadora italiana ficaram 85,7% do tempo no 4G, contra 77,7% na Claro e 77,3% na Vivo. A Oi figura em último lugar porque não oferece 4G na frequência de 700 MHz, liberada após o fim da TV analógica, que permite maior penetração de sinal.
A Opensignal também mede algo chamado experiência de cobertura 4G: ela analisa onde os clientes de uma operadora de rede receberam sinal 4G, e compara isso com os locais visitados pelos usuários de todas as operadoras. Isso é resumido em uma nota que varia de 0 a 10. A TIM obteve 6,2 pontos, a maior pontuação, à frente da Vivo (6,1), Claro (5,7) e Oi (4,3).
Os números acima consideram o Brasil inteiro, mas sabemos que a qualidade das operadoras varia dependendo do local. Por isso, a Opensignal também liberou as pontuações específicas para 36 cidades diferentes, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florinanópolis, Curitiba, Recife, Fortaleza e Manaus.
Estes foram os resultados gerais:
Você pode conferir os resultados na sua cidade visitando o relatório da Opensignal.