Este é o Periscope, app do Twitter para transmissão de vídeos em tempo real
O Twitter é a rede social perfeita para quem quer acompanhar ou discutir grandes acontecimentos em tempo real. E por que não estender esse dinamismo aos vídeos? É exatamente essa a intenção do Twitter ao lançar o Periscope, aplicativo gratuito que permite ao usuário transmitir filmagens ao vivo.
A ferramenta foi disponibilizada nesta quinta-feira (26), mas não é exatamente nova. O Periscope vem sendo desenvolvido há um ano e, nesse meio tempo, teve versões beta privadas. Foi alguma dessas edições de testes que convenceu o Twitter a comprar o app – o negócio foi confirmado no último dia 13 e parece ter custado à companhia US$ 100 milhões.
De certa forma, o Periscope é uma reação ao Meerkat, app relativamente novo (foi lançado oficialmente em fevereiro) que também faz streaming em tempo real. A ferramenta se integra ao Twitter e avisa os seguidores do usuário sobre o início de uma transmissão.
No Periscope também há integração com o Twitter. Logo após o usuário fazer login (com suas credenciais na rede social), o app verifica quais contatos também usam o serviço e mostra uma lista de vídeos publicados recentemente por eles, assim como as transmissões mais populares de pessoas não seguidas.
Fazer streaming também é uma tarefa fácil. O usuário pode convidar todos os seus seguidores ou escolher quais deles verão o vídeo. A interação é garantida: os participantes podem mandar mensagens em tempo real ou “coraçõezinhos” para manifestar aprovação (ou qualquer outra intenção).
Os vídeos transmitidos ficam disponíveis posteriormente, mas apenas por 24 horas.
Qual dos dois aplicativos levará a melhor? Sem uma bola de cristal é difícil saber, mas dá para esperar uma disputa bem acirrada: por ter chegado primeiro, o Meerkat usufrui da vantagem de ter conquistado milhares de usuários; já o Periscope parece ter interface e funções mais amigáveis.
Assim como o Meerkat, o Periscope só está disponível para iOS, mas o Twitter promete uma versão para Android em breve. E para Windows Phone? Boa pergunta.