Vem aí: Twitter Blue, assinatura da rede social, já dá as caras no Brasil
Usuários do Twitter no Brasil e na Índia encontram menções ao Twitter Blue; serviço de assinatura oferece recursos extras
Usuários do Twitter no Brasil e na Índia encontram menções ao Twitter Blue; serviço de assinatura oferece recursos extras
O Twitter Blue é um serviço de inscrição da rede social que foi oficializado em meados de 2021, mas que ainda não está disponível no Brasil. Mas esta realidade tende a ser alterada em breve: rastros da novidade começaram a dar as caras para usuários brasileiros nas últimas semanas, inclusive este que vos escreve. Apesar da aparição, ainda não é possível fazer a assinatura do pacote com recursos extras do Twitter.
Para refrescar a memória, o Twitter Blue marcou a sua estreia em junho. Naquela época, a companhia anunciou o serviço de assinatura que agrega recursos para editar tweets, separar favoritos em pastas, entre outros, para o Canadá e a Austrália. Os possíveis preços do pacote para o Brasil também foram revelados no fim de maio.
Já a menção ao serviço apareceu nas configurações do meu perfil na terça-feira (21) e permanece disponível nesta sexta-feira (24). Ao acessar as definições pela web, há a opção “Twitter Blue” logo abaixo do menu “Sua conta”. O botão, no entanto, ainda não funciona: quando clico nele, sou direcionado para a página inicial da rede social.
Situação similar aconteceu com o diretor de tecnologia Thiago Ayub. Em seu perfil no último dia 10, ele relatou que a rede social lhe ofereceu tanto o Twitter Business quanto o Twitter Blue com “telas e mensagens” em português. Mas um deles ainda não era funcional e desapareceu logo em seguida:
“O segundo [Blue] tentei aderir mas deu erro e não me aparece mais”, afirmou. “Será um sinal que estão prestes a lançar?”
Outro usuário relatou a menção ao serviço no menu da versão web que leva às configurações da plataforma. Com a rede social configurada em inglês, o Twitter Blue apareceu entre as opções Moments e Newsletters, conforme mostra uma captura de tela publicada em 13 de dezembro. A opção, no entanto, também desapareceu depois.
O Brasil não é o único país que, aparentemente, será agraciado com a novidade. Segundo o 91Mobiles nesta sexta-feira (24), usuários da Índia também começaram a receber indícios de que o serviço será lançado no país indiano. Mas, assim como na versão brasileira, não é possível contratar o Blue neste momento.
Ainda não se sabe quando o Twitter Blue será lançado no Brasil. Mas, a julgar pelas aparições, não deve demorar muito até a rede social liberar a novidade aos brasileiros.
Leia | O que é Bluesky? Veja como funciona a rede do criador do Twitter