Visa testa óculos de sol que permitem realizar pagamentos
Além do seu celular, existem vários objetos que você pode usar para fazer pagamentos. Nós já falamos aqui sobre um anel que autoriza uma compra quando você o aproxima da máquina de cartão, e até sobre um carro que também carrega as informações de pagamento, ambos apresentados pela Visa.
Desta vez, a operadora de cartões mostrou no evento South by Southwest (SXSW) um par de óculos de sol equipado com chip NFC que também serve para substituir o seu cartão de crédito/débito tradicional. Basta aproximar os óculos da maquininha e pronto! Tirá-los do rosto antes é opcional, mas melhor que contorcionar sua cabeça até uma máquina de cartão, né?
Assim como o anel que a Visa apresentou no ano passado, os óculos ficam atrelados a um cartão pré-pago que pode ser recarregado pela internet. O interessante é que eles não precisam de recarga, já que o chip NFC usa a energia da maquininha para fazer o pagamento.
Isto poderia ser interessante para turistas ou para quem vive na praia, já que você não precisaria levar a carteira quando for dar uma volta na orla. Mas, por enquanto, nada impede que outra pessoa use estes óculos de sol para fazer pagamentos; você teria que entrar em contato com o emissor do cartão para bloqueá-lo.
A Visa vai testar os óculos pela primeira vez na Liga Mundial de Surfe 2017 na Austrália, patrocinada pela empresa. Ela entregou os dispositivos para quinze parceiros e influenciadores que estarão no evento. (No ano passado, o anel que fazia pagamentos ficou restrito a atletas dos Jogos Olímpicos.) A operadora de cartões não pretende expandir o pagamento por óculos para além deste piloto.
Então por que lançá-lo, afinal? Ao Mashable, Sam Shrauger, vice-presidente de soluções digitais da Visa, diz que o propósito é demonstrar “o que todos sabemos que vai acontecer”: os dispositivos conectados – ou qualquer coisa que possa ter um chip – também servirão como método de pagamento.
Como demonstramos neste especial e no Tecnocast abaixo, a tendência é que o dinheiro esteja no smartphone, no automóvel ou na camisa, não apenas na carteira. E o Brasil é um dos países ideais para pagamento por NFC, já que tem 2,5 milhões de maquininhas que aceitam esse tipo de transação.