WhatsApp Pay agora aceita cartão de débito virtual da Caixa

Clientes da Caixa e do Caixa Tem poderão cadastrar cartão virtual no WhatsApp para enviar e receber dinheiro pelo aplicativo

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os pagamentos por WhatsApp não fizeram tanto sucesso no Brasil, mas vão ganhar um empurrãozinho importante. A Caixa será mais um banco aceito pelo serviço, por meio do cartão de débito virtual Visa. Assim, quem tem conta no banco poderá enviar e receber dinheiro pelo mensageiro.

O cartão de débito virtual da Caixa e o aplicativo Caixa Tem foram importantes para o pagamento do Auxílio Emergencial, logo após o início da pandemia de COVID-19. No fim de 2020, eram mais de 105 milhões de contas. Até hoje, o Caixa Tem é usado para pagamento de benefícios sociais.

Ao todo, a Caixa tem mais de 140 milhões de clientes. Juntar essa popularidade com a do WhatsApp — presente em 99% dos celulares brasileiros, segundo dados de 2020 — pode alavancar os serviços de pagamentos do mensageiro. Essa tarefa, porém, não vai ser tão fácil.

WhatsApp Pay não pegou

Lançado em maio de 2021, o WhatsApp Pay (chamado oficialmente de pagamentos no WhatsApp) acabou ofuscado pelo Pix, que chegou ao mercado alguns meses antes, em novembro de 2020.

Uma pesquisa de fevereiro de 2022 apontava que apenas 17% dos usuários do WhatsApp cadastraram um cartão no app. Além disso, 80% das pessoas que usaram o serviço acham o Pix mais prático e fácil.

Entre os que não usam, 45% simplesmente não têm interesse, e 30% não confiam no WhatsApp para cadastrar seu cartão de crédito. Já 17% sequer conheciam a ferramenta.

Como cadastrar cartão da Caixa no WhatsApp Pay

Para usar o cartão de débito virtual da Caixa no WhatsApp, é preciso gerá-lo nos aplicativos Caixa ou Caixa Tem, ou ainda no internet banking.

Depois, copie os dados do cartão virtual (número, vencimento e código de segurança) e vá até o WhatsApp. Em Configurações, escolha Pagamentos e faça seu cadastro. Quando solicitado, insira os dados do cartão Caixa no app.

A partir daí, é só usar o botão de pagamentos para enviar dinheiro ou cobrar um contato. Ele é uma moedinha com símbolo de reais, que fica ao lado do atalho da câmera.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados