WhatsApp prepara novo acesso por senha em conversas ocultas

Ferramenta para ocultar chats no WhatsApp ganhará nova forma de acessar conversas; criação de senha está em fase de testes na versão beta do app

Felipe Freitas
Por
WhatsApp dará a opção do usuário criar uma senha para acessar as conversas ocultas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp terá um novo meio de proteger as conversas ocultas. O aplicativo está desenvolvendo a opção de criar uma senha para acessar esses chats protegidos. No momento, as conversas ocultas são acessadas pelo PIN do smartphone ou por biometria.  

Para quem está boiando no assunto, vamos relembrar que em maio o WhatsApp lançou o recurso de conversas ocultas — que em inglês é identificado como “conversa trancada”, na tradução direta de “chat lock”. Esta ferramenta permite que o usuário separe algumas conversas em um pasta de acesso restrito.

Senhas trarão ainda mais privacidade para usuários

Quando (e se) for lançado, a opção de acessar as conversas ocultas com criação de senhas dará mais privacidade para o usuário. A autenticação através do PIN do celular ou por dados biométricos são boas, mas não perfeitas.

Por exemplo, um PIN pode ser compartilhado com algum familiar para que este abra o seu celular e procure ou abra algum app que você pediu. Todavia, como disse o WhatsApp no comunicado sobre o lançamento do recurso, as suas conversas ainda precisam de privacidade — ou talvez você queira muito esconder um contato e cada um com seus problemas.

Por isso, para dar mais proteção às conversas ocultas do usuário, a opção de uma senha específica, não compartilhada com o PIN, para os chats protegidos. Pelo menos o WhatsApp não liberou o acesso via reconhecimento facial, que pode ser ativado com uma foto.

Como descobriu o WABetaInfo, a ferramenta de senha para conversas ocultas já foi liberado no WhatsApp beta para Android. O recurso só pode ser ativado nos celulares — não há como ocultar um chat pelas versões web ou desktop.

Outra vantagem desse recurso de conversas ocultas atende os planos da Meta em transformar o WhatsApp em um programa para comunicação empresarial.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados