Windows XP, Vista e 7 podem ser atualizados para Windows 8; confira as regras
Atualização custa R$ 29 para quem comprou PCs a partir do dia 2 de junho.
A Microsoft revelou os planos de atualização para o Windows 8 para seus parceiros. De acordo com Mary Jo Foley, blogueira especializada em produtos da Microsoft, fontes próximas à empresa afirmaram que, assim como nas versões anteriores do Windows, será possível instalar o novo sistema mantendo configurações e arquivos pessoais.
Os usuários do Windows 7 podem realizar a atualização para as três edições do Windows 8, conforme as seguintes regras:
- Para o Windows 8, a partir do Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic e Windows 7 Home Premium. Configurações do sistema, arquivos pessoais e aplicativos podem ser mantidos;
- Para o Windows 8 Pro a partir do Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic, Windows 7 Home Premium, Windows 7 Professional e Windows 7 Ultimate. Configurações do sistema, arquivos pessoais e aplicativos podem ser mantidos;
- Para o Windows 8 Enterprise (vendido somente em licenciamento por volume) a partir do Windows 7 Professional e Windows 7 Enterprise . Configurações do sistema, arquivos pessoais e aplicativos podem ser mantidos.
A atualização também pode ser feita a partir do Windows Vista e Windows XP. Usuários de Windows Vista sem Service Pack 1 e Windows XP com Service Pack 3 podem manter apenas arquivos pessoais, como músicas, fotos e vídeos. No Windows Vista com Service Pack 1, as configurações do sistema também podem ser migradas para o Windows 8. Algumas limitações também foram mantidas: não é possível fazer uma atualização para o Windows 8 com idioma ou arquitetura diferente do sistema anterior.
Como noticiamos anteriormente, usuários que compraram computadores com uma licença original do Windows 7 a partir do dia 2 de junho participam do Windows Upgrade Offer e podem comprar a atualização para o Windows 8 Pro por R$ 29. A oferta vale até o dia 31 de janeiro de 2013.
Particularmente, não gosto da ideia de instalar um sistema operacional em cima de outro, já que existe a chance de aplicativos e documentos inteferirem na estabilidade do Windows. Entretanto, se você não tem tempo para fazer backup dos seus arquivos ou alterar o esquema de partições do seu HD, a atualização talvez seja uma boa ideia.