Windows poderá acessar arquivos do Android sem precisar de cabo

Arquivos do smartphone vão aparecer no Explorador de Arquivos. Novidade ainda está em testes e pode apresentar problemas.

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado ontem às 17:46
Windows 11
Windows 11 ganha mais uma opção para transferir arquivos do Android (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Participantes de todos os canais do programa Windows Insider poderão visualizar, copiar e até deletar arquivos de smartphones Android usando o Explorador de Arquivos, sem precisar de cabos. A novidade foi anunciada pela Microsoft nesta quinta-feira (25).

Para ter acesso ao recurso, o usuário precisa ter um smartphone com o Android 11 ou superior, a versão beta do aplicativo Vincular ao Windows instalada no celular (versão 1.24071 ou superior) e um computador com Windows 11 registrado em qualquer um dos quatro canais do programa Insider.

Tela do Explorador de Arquivos do Windows mostrando arquivos e espaço livre no dispositivo
Pastas e armazenamento aparecem no Explorador de Arquivos (Imagem: Reprodução / Microsoft)

A funcionalidade será distribuída de forma gradual. Para ativá-la, você poderá ir até “Configurações”, “Bluetooth e dispositivos”, “Dispositivos móveis” e permita que o PC acesse o smartphone Android. Se o recurso já foi liberado, vai aparecer uma opção para exibir o celular no Explorador de Arquivos. Caso contrário, este botão não aparece.

O acesso completo pode ser útil para quem quer resolver tarefas mais complexas no celular. Para transferir um pequeno número de arquivos, há métodos mais práticos, como o Nearby Share.

Janela mostra opção para exibir arquivos do Android no Windows
Se esta opção não aparece para você, é porque o recurso ainda não foi liberado (Imagem: Reprodução / Windows)

Cuidado: acesso ao Android no Windows ainda tem problemas

A Microsoft também avisa que o recurso tem problemas conhecidos — afinal, se trata de uma opção ainda em testes.

O mais perigoso deles é que, ao deletar um arquivo do Android usando o Windows, ele é movido para uma pasta chamada Lixeira no próprio aparelho. De lá, ele é apagado definitivamente em apenas cinco dias, ao contrário dos 30 dias exibidos na janela de aviso.

Segundo a empresa, uma atualização está sendo preparada para corrigir este problema e garantir que os arquivos só sejam excluídos automaticamente do Android após 30 dias.

Além deste bug, a pasta Lixeira do celular pode não aparecer no Explorador de Arquivos do Windows. A Microsoft diz que isso será resolvido em um update futuro. As operações executadas nos arquivos do smartphone a partir do PC também podem não ser sincronizadas. A empresa sugere deslogar e logar da conta do Windows no PC para forçar a sincronização.

Com informações: Windows Insider Blog

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.