X vai começar a esconder curtidas para proteger “imagem pública” de usuários

Haofei Wang, diretor de engenharia do X, diz que curtidas públicas desencorajavam usuários de curtir conteúdos mais "ousados"

Giovanni Santa Rosa
Por
Logo do X (antigo Twitter)
X vem dando mais destaque a visualizações (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A rede social X (antigamente conhecida como Twitter) vai parar de exibir o que os usuários curtiram. Segundo uma fonte ouvida pelo site The Verge, a mudança começou a ser feita nesta terça-feira (11). Anteriormente, esta opção estava disponível apenas para assinantes do X Premium.

A mudança foi anunciada há algumas semanas pelo diretor de engenharia da empresa, Haofei Wang. Ele disse que muita gente se sente desencorajada a curtir posts “edgy” (“ousados”, em tradução livre) por medo de trolls ou por preocupações com sua própria “imagem pública”.

O engenheiro de software Enrique Barragan deu mais detalhes:

  • a aba Curtidas deixará de ser exibida nos perfis;
  • cada usuário poderá saber quem curtiu seus próprios posts e quem curtiu as respostas a eles;
  • não será mais possível saber quem curtiu um post específico de outra pessoa.

Além da fonte ouvida pelo Verge, o próprio Barragan disse que estava “lançando uma coisa hoje”, sem entrar em detalhes.

X esconde likes e valoriza visualizações

O X fez algumas mudanças na forma de exibir e contar interações nos últimos anos, desde que Elon Musk comprou o Twitter. A rede social passou a mostrar quantas pessoas salvaram uma publicação (também sem exibir quem a salvou) e deu mais destaque ao número de visualizações de um post.

Em algumas plataformas — como na web, por exemplo — ver quem interagiu com uma publicação ficou um pouco mais difícil. Antes, bastava clicar nos números ao lado dos ícones. Agora, é necessário abrir as opções do post para encontrar esta opção.

Segundo a mesma fonte, Musk disse aos engenheiros do X que gostaria de remover todos os botões de ação da rede social, como curtir e repostar, dando ainda mais ênfase aos números de visualizações. Este número também passou a ser importante para quem paga pelo X Premium e quer ser remunerado por suas publicações.

Deixar de exibir números de reações, porém, não chega a ser uma novidade. A Meta chegou a fazer isso com as curtidas em 2019, mas agora deixa a decisão a cargo do usuário. Já o YouTube não mostra mais o número de dislikes nos vídeos.

Com informações: The Verge

Relacionados