X vai começar a esconder curtidas para proteger “imagem pública” de usuários

Haofei Wang, diretor de engenharia do X, diz que curtidas públicas desencorajavam usuários de curtir conteúdos mais "ousados"

Giovanni Santa Rosa

A rede social X (antigamente conhecida como Twitter) vai parar de exibir o que os usuários curtiram. Segundo uma fonte ouvida pelo site The Verge, a mudança começou a ser feita nesta terça-feira (11). Anteriormente, esta opção estava disponível apenas para assinantes do X Premium.

A mudança foi anunciada há algumas semanas pelo diretor de engenharia da empresa, Haofei Wang. Ele disse que muita gente se sente desencorajada a curtir posts “edgy” (“ousados”, em tradução livre) por medo de trolls ou por preocupações com sua própria “imagem pública”.

O engenheiro de software Enrique Barragan deu mais detalhes:

  • a aba Curtidas deixará de ser exibida nos perfis;
  • cada usuário poderá saber quem curtiu seus próprios posts e quem curtiu as respostas a eles;
  • não será mais possível saber quem curtiu um post específico de outra pessoa.

Além da fonte ouvida pelo Verge, o próprio Barragan disse que estava “lançando uma coisa hoje”, sem entrar em detalhes.

X esconde likes e valoriza visualizações

O X fez algumas mudanças na forma de exibir e contar interações nos últimos anos, desde que Elon Musk comprou o Twitter. A rede social passou a mostrar quantas pessoas salvaram uma publicação (também sem exibir quem a salvou) e deu mais destaque ao número de visualizações de um post.

Em algumas plataformas — como na web, por exemplo — ver quem interagiu com uma publicação ficou um pouco mais difícil. Antes, bastava clicar nos números ao lado dos ícones. Agora, é necessário abrir as opções do post para encontrar esta opção.

Segundo a mesma fonte, Musk disse aos engenheiros do X que gostaria de remover todos os botões de ação da rede social, como curtir e repostar, dando ainda mais ênfase aos números de visualizações. Este número também passou a ser importante para quem paga pelo X Premium e quer ser remunerado por suas publicações.

Deixar de exibir números de reações, porém, não chega a ser uma novidade. A Meta chegou a fazer isso com as curtidas em 2019, mas agora deixa a decisão a cargo do usuário. Já o YouTube não mostra mais o número de dislikes nos vídeos.

Com informações: The Verge

Leia | Como visualizar mensagem do Instagram e não ser visto

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.