Xiaomi pode adotar recarga de bateria a 200 W em celulares

Tecnologia da Xiaomi pode ser capaz de preencher uma bateria vazia em menos de 20 minutos, mas muita energia não faz tão bem

André Fogaça
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
Xiaomi GaN Type-C 65 W (Imagem: divulgação/Xiaomi)
Xiaomi GaN Type-C 65 W (Imagem: divulgação/Xiaomi)

Rumores apontam para uma tecnologia da Xiaomi capaz de entregar 200 watts para a bateria de smartphones. O valor chama atenção até para padrões de aparelhos da marca, que em agosto deste ano mostrou o Mi 10 Ultra com recarga rápida de 120 W.

No Mi 10 Ultra, o carregador com 120 watts é capaz de preencher toda a bateria de 4.500 mAh do celular em apenas 21 minutos na tomada. Este tempo pode ser drasticamente reduzido com o adaptador de 200 watts de potência e que já deve estar nas fábricas a partir de 2021. A informação vem de um usuário da rede social Weibo, chamado Digital Chat Station e que já vazou informações no passado recente.

Bateria não gosta de tanta energia na tecnologia da Xiaomi

Por mais tentadora que possa ser a ideia de sair de 0% para 100% da bateria durante o tempo de um almoço rápido, existe um lado preocupante com tanta energia entrando ao mesmo tempo: calor e vida útil. Alguns reviews feitos justamente com o Mi 10 Ultra apontam para geração excessiva de calor – algo que as baterias costumam não gostar muito.

A vida útil da bateria sofre, com exemplo no carregador de 125 watts da Oppo. Na concorrente conterrânea, a tecnologia adotada é capaz de reduzir a saúde do componente para 80% em aproximadamente dois anos de uso, com recargas diárias e que somam 800 ciclos.

Olhando para tecnologias da própria Oppo, o carregador de 65 watts faz exatamente os mesmos dois anos, com degradação para 91% depois do mesmo número de ciclos. Um número menos preocupante para quem planeja ficar mais tempo com o smartphone.

Eu prefiro ter o celular na mão por mais tempo, do que ganhar 20 minutos de recarga mais veloz.

Com informações: Android Authority e AndroidCentral.

Leia | Como ver a saúde de bateria do celular Android e saber sua vida útil

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.