YouTube resolve problema e pede desculpas por banir canais sem querer
Na última quinta-feira, falha no YouTube baniu vários canais que não cometeram nenhuma violação. Problema também afetou uso do YouTube Music
Na última quinta-feira, falha no YouTube baniu vários canais que não cometeram nenhuma violação. Problema também afetou uso do YouTube Music
O YouTube reconheceu o erro que causou o banimento de vários canais na última quinta-feira (3). A empresa não chegou a explicar o motivo do bug, mas afirmou que os diversos banimentos e exclusões foram uma falha sua — e o YouTube já está restaurando as contas. Ao que parece, a maioria dos afetados foram canais pequenos, até alguns que nunca publicaram nenhum vídeo.
Nos emails enviado aos usuários, o YouTube informa que o canal foi removido por violar as regras de spams, práticas enganosas e golpes. Pela resposta da plataforma sobre o caso, não se sabe se isso foi a aprovação automática de alguma denúncia ou outro tipo de falha.
Com essas remoções e banimentos, os usuários perderam também o acesso ao YouTube Music. Por padrão, o banimento também impede que o usuário assista a vídeos na plataforma com a sua conta.
A restauração das contas está sendo feita pelo YouTube, sem necessidade de que os usuários entrem em contato com a plataforma. Porém, caso você ainda esteja sem acesso, pode entrar em contato com o suporte para averiguar a situação. A plataforma destaca na sua página de suporte que está com uma alta demanda de contato no momento, então pode demorar até você receber uma resposta.
Se a sua conta foi removida e já reinstituída, existe a possibilidade de que as algumas playlists e outros itens personalizados do YouTube não estejam aparecendo. A empresa explica que essas informações seguem ativas, mas esse desaparecimento é causado pela demora na sincronização da restauração.
Segundo relatos de usuários, o YouTube está rápido nesse sistema de tirar o ban das contas afetadas. No Threads, alguns brasileiros que tiveram as contas removidas também comentaram que recuperaram os canais.
Com informações: Android Headlines