10 apps para ler HQs no tablet e smartphone

Para quem prefere ler quadrinhos digitalmente, dá uma olhada nessa lista e escolha seu app para ler HQs

Vivi Werneck
• Atualizado há 1 ano e 9 meses

Ler quadrinhos é o hobbie de muitas pessoas e ajuda a passar o tempo. No entanto, por questões de espaço em casa ou mesmo praticidade, alguns preferem ter suas revistas em versões digitais também (ou só tê-las assim). Há várias opções e, nesta lista, você pode escolher um app para ler HQs (tanto para Android quanto iOS) que mais te agrade.

ipad quadrinhos / vivi werneck

1. ComiXology (Android e iOS)

O ComiXology pertence à Amazon e é um app para ler HQs e mangás bem versátil e um dos mais usados atualmente. Sua biblioteca conta com centenas de títulos, das mais variadas editoras, disponíveis para compra e também edições gratuitas. Antes era possível comprar direto pelo app, mas agora só é possível pelo site e, em seguida, baixar o quadrinho pelo app no seu tablet ou smartphone.

Inclusive, o ComiXology traz uma sistema de “leitura inteligente” bem interessante no qual, ao ser ativado, o app direciona sua leitura conforme os acontecimentos da história. Caso queira ler tudo o que puder, há também a opção de assinatura pelo ComiXology Unlimited.

2. Crunchyroll Manga (Android e iOS)

O Crunchyroll é um dos programas mais usados para assistir animes e ler mangás. Há vários títulos disponíveis pelo app, como Attack on Titan, Ajin, Fairy Tail e outros. O aplicativo está sempre atualizando seu catálogo com novos animes, assim que são publicados, e aumentando a oferta de mangás (que são vendidos em inglês).

3. Dark Horse (Android e iOS)

A editora Dark Horse tem seu app e loja próprios para vender digitalmente seus títulos e permitir a leitura dos mesmos. No catálogo estão quadrinhos, como: Hellboy, Army of Darkness, The Boys e etc. Além dos quadrinhos à venda, também há opções gratuitas de séries e volumes únicos.

dark horse editora

4. Shonen Jump (Android e iOS)

A editora Shonen Jump existe há 50 anos e, ao longo da sua história, já lançou mangás que são sucesso mundial – como Death Note, My Hero Academia, Dragon Ball Super, Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco) e por aí vai. O catálogo é bem extenso com tantos anos de estrada. Além das opções de compra, também é possível ler edições gratuitas pelo app.

5. Marvel Unlimited (Android e iOS)

Como não poderia deixar de ser, a Marvel também tem seu aplicativo próprio para comprar e ler as séries da editora. O serviço de assinatura dá acesso a um acervo com de mais de 27 mil HQs. É possível experimentar o app, gratuitamente, por sete dias.

6. DC Universe (Android e iOS)

O serviço da DC Universe funciona parecido como o da Marvel (e vice-versa). Trata-se de uma assinatura que dá acesso a um acervo com mais de 22 mil quadrinhos. Você pode até mesmo fazer o download das edições escolhidas para ler offline. É possível usar o app gratuitamente, dentro do período de testes.

7. Madefire (Android e iOS)

A proposta do Madefire é bem interessante. Ao invés do aplicativo ser apenas uma versão digital da história no papel, ele usa o recurso do digital para “dar vida” à leitura. Para isso, é feita uma combinação entre a história em si mais efeitos visuais e sonoros. No catálogo, há títulos das editoras DC, IDW, Top Cow e Dark Horse. Também há opções de quadrinhos gratuitos, além dos pagos.

madefire app

8. Chunky (iOS)

Chunky é um app apenas de leitura de quadrinhos e é uma opção interessante no iPad e iPhone para arquivos DRM-Free nos formatos CBR, CBZ e PDF. O app conta com um modo inteligente de upscaling que melhora um pouco a nitidez de arquivos em baixa resolução. Não fica perfeito, mas ajuda.

9. iComix (iOS)

O iComix é outra boa opção gratuita para quem tem quadrinhos DRM-Free e precisa de um local para organizá-los. O app pode ser sincronizado com a sua conta Dropbox, Drive, OneDrive e Box para acesso aos arquivos.

10. Astonishing Comic Reader (Android)

Para Android, o Astonishing Comic Reader é uma boa opção gratuita com suporte a quadrinhos DRM-Free nos formatos CBR, CBZ e PDF. É possível controlar a leitura facilmente dando toques nas laterais da tela ou por botões virtuais. Você ainda conta com recursos para melhor organizar suas coleções em pastas.

Relacionados

Escrito por

Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.