Como bloquear o rastreamento de apps no iPhone
O iOS permite que os usuários recusem o rastreamento no iOS - com isso, os apps não têm acesso aos dados de navegação em outros aplicativos ou sites
Desde o iOS 14.5, a Apple permite que as pessoas controlem quais aplicativos podem manter o rastreamento de navegação no celular. Os apps devem exibir uma tela com explicações antes de pedirem permissão para rastrear o usuário, que pode ou não aceitar. Veja qual é a diferença prática com essa mudança e como bloquear o rastreamento de apps no iPhone.
Como bloquear o rastreamento de aplicativos no iOS?
Você pode mudar de ideia a qualquer momento e conceder a permissão ou desativar o rastreamento, é só seguir as etapas abaixo:
- Abra o aplicativo “Ajustes” no iPhone e vá em “Privacidade”;
- Selecione “Rastreamento”;
- Toque na chave ao lado do aplicativo para ativar ou desativar o rastreio.
O que é o rastreamento de apps no iPhone?
Quando a opção é liberada, o app tem permissão para rastrear a navegação do usuário em outros aplicativos e sites de empresas. Mas o que é esse rastreamento? A Apple responde:
O rastreamento ocorre quando as informações que identificam você ou seu dispositivo coletadas de um app estão vinculadas a informações que identificam você ou seu dispositivo coletadas em apps, sites e outros locais de propriedade de terceiros para fins de publicidade direcionada ou medição de publicidade, ou quando as informações coletadas são compartilhadas com corretores de dados.
Se a solicitação for exibida ao entrar em um app, você deverá tocar em “Permitir” ou “Pedir ao App para Não Rastrear”. O desenvolvedor do aplicativo consegue personalizar parte do aviso para explicar por que está pedindo para rastrear sua atividade. Se você tiver curiosidade, a página do produto do aplicativo na App Store dá mais informações sobre como o desenvolvedor usa os dados.
E se eu recusar?
Mesmo que recuse o rastreio, poderá continuar usando todos os recursos daquele aplicativo normalmente. Ao selecionar a opção “Pedir ao App para Não Rastrear”, o desenvolvedor do app não poderá acessar o identificador de publicidade do sistema (IDFA), que é geralmente usado para rastreamento. O app também não terá permissão para rastrear sua atividade usando outras informações que identificam você ou seu dispositivo, como o endereço de e-mail.
Além disso, desde a chegada do bloqueio, a Apple atualizou suas diretrizes que definem o que pode ou não ser feito pelas empresas para conseguirem a permissão das pessoas. A prática de pagar usuários em troca da permissão, por exemplo, foi proibida e pode levar ao banimento da App Store.
Com informações: Apple.