Como calcular desvio padrão no Microsoft Excel (DESVPAD.P)
Aprenda sobre o que é desvio padrão, qual a sua utilidade, e a como calcular usando a função DESVPAD.P no Microsoft Excel
Você sabe como calcular desvio padrão no Microsoft Excel? É bastante fácil, e muito mais simples do que lidar com os dados de amostragem, médias e variância da forma manual. Ainda que fazer as contas na ponta do lápis seja importante para manter o cérebro afiado, o Excel nos permite ganhar bastante tempo no dia a dia.
Neste tutorial, você vai aprender um pouco sobre o que é desvio padrão, e a como utilizar a função DESVPAD.P no Microsoft Excel.
O que é Desvio Padrão?
O desvio padrão é uma medida que expressa o grau de dispersão de um conjunto de dados; de forma resumida, ele indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quanto mais próximo de 0 for o desvio padrão, mais homogêneos são os dados.
O desvio padrão utiliza a seguinte fórmula:
Onde:
- ∑: a soma de todos os termos, desde a primeira posição i = 1 até a posição n;
- xi: o valor na posição i no conjunto de dados;
- MA: a média aritmética dos dados;
- n: a quantidade de dados disponíveis.
Para nossa sorte, a fórmula DESVPAD.P do Excel já faz tudo automaticamente.
Como calcular desvio padrão no Microsoft Excel
A sintaxe da fórmula de desvio padrão é =DESVPAD.P(Num1, Num2…), e a função vai ignorar valores lógicos e de texto. Por exemplo, na amostragem abaixo foi usada a fórmula =DESVPAD.P(B3:B12), para especificar todas as células com dados.
O Excel irá pegar os dados e aplicar a fórmula de desvio padrão, retornando diretamente os resultados.
O Excel utiliza duas fórmulas de desvio padrão: a DESVPAD.P utiliza como base o cálculo de população, enquanto a DESVPAD.A (ou DESVPAD em versões anteriores ao Excel 2010) estima o desvio baseado em amostras. Ainda assim, tanto a função DESVPAD.P quanto a DESVPAD.A retornam resultados semelhantes.