Você pode denunciar um Canal no WhatsApp caso encontre um conteúdo inapropriado ou que viole as regras da plataforma. Essa ferramenta é importante para manter um ambiente online mais seguro e respeitoso para todos os usuários.

Para realizar a denúncia, basta abrir o submenu do Canal e selecionar a opção “Denunciar”. Ao fazer isso, você enviará um alerta para o suporte do WhatsApp que irá avaliar a situação.

A seguir, veja o passo a passo para denunciar um Canal no WhatsApp.

1. Acesse a aba “Atualizações” do WhatsApp

Abra o WhatsApp no seu celular e toque na aba “Atualizações”, na parte inferior da tela, para acessar o espaço com os canais que você segue.

2. Abra o canal que você irá denunciar

Toque em cima do canal que você irá denunciar no WhatsApp para ver mais opções.

3. Selecione a opção “Denunciar”

Toque no botão de três pontos, no canto superior direito da tela, para abrir um submenu de opções. Então, selecione “Denunciar” para avançar.

4. Confirme a denúncia do canal do WhatsApp

Confirme a denúncia do canal do WhatsApp:

  • No iPhone (iOS): escolha entre as opções “Denunciar e deixar de seguir” ou apenas “Denunciar”;
  • No Android: marque a caixa da opção “Deixar de seguir o canal”, se desejar, e toque em “Denunciar”.

O que acontece ao denunciar um Canal do WhatsApp?

Denunciar um Canal do WhatsApp sinaliza para a plataforma que os conteúdos compartilhados podem estar violando as diretrizes da comunidade. Então, é isso o que acontece após a denúncia:

  • Análise do conteúdo: a moderação do WhatsApp, que combina IA e revisores humanos, avalia o conteúdo do Canal denunciado para verificar se há violação de regras, como spam, discurso de ódio, assédio ou conteúdo impróprio para menores;
  • Punições aos envolvidos: caso seja identificado alguma violação, o WhatsApp pode tomar medidas diversas. Por exemplo, o Canal pode ser deletado e os admins podem ter as contas suspensas temporariamente ou, em casos mais graves, serem banidos permanentemente do mensageiro;
  • Situação do denunciante: a pessoa que denunciou o Canal não sofrerá nenhuma penalidade. A identidade do denunciante é mantida em sigilo e ele será notificado sobre a avaliação feita pelo WhatsApp.

O administrador vai saber quem fez a denúncia do Canal do WhatsApp?

Não, o administrador ou qualquer membro do canal do WhatsApp não saberá quem fez a denúncia. A plataforma garante o anonimato do denunciante, incentivando que as pessoas reportem qualquer conteúdo que viole as diretrizes da plataforma de forma segura.

É importante dizer que o denunciante não sofre nenhuma penalidade devido à ação. Então, a pessoa pode criar um Canal do WhatsApp, independentemente de ter realizado uma denúncia na plataforma.

Tem como saber o status de uma denúncia de um Canal do WhatsApp?

Sim, você pode acompanhar o status de uma denúncia de um Canal do WhatsApp. Para isso, você deve acessar as configurações do app, abrir o menu “Ajuda” e selecionar a opção “Denúncias de canais” para ver o andamento das análises.

Dá para denunciar mensagens de um Canal do WhatsApp?

Sim, é possível denunciar as mensagens enviadas em um Canal do WhatsApp. Basta selecionar a publicação, tocar no botão de três pontos, na parte superior direita da tela, para abrir o submenu e escolher a opção “Denunciar”.

Em seguida, na janela pop-up, confirme a ação tocando novamente em “Denunciar”. O WhatsApp ainda permite escolher deixar de seguir o canal após realizar a denúncia do conteúdo que pode estar infringindo as regras da plataforma.

É possível cancelar uma denúncia de um Canal do WhatsApp?

Não é possível cancelar uma denúncia de um Canal do WhatsApp de forma direta. Uma vez enviada, a denúncia é avaliada pela equipe de moderação do WhatsApp.

Caso tenha denunciado um Canal por engano, você pode tentar entrar em contato com o suporte do WhatsApp para explicar a situação. No entanto, não há garantia de que a denúncia será cancelada.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.