Como gravar a tela do PC no Windows 11

Saiba como gravar a tela do PC no Windows 11; o processo pode ser feito usando a Xbox Gamer Bar, ferramenta nativa do sistema

Wagner Pedro
Por

A Xbox Game Bar é um dos recursos nativos do Windows 11. Essa ferramenta entrega várias funções interessantes, incluindo a possibilidade de gravar a tela do PC sem precisar instalar nenhum outro programa. O processo para iniciar uma gravação é bem simples e rápido. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso.

Notebook Positivo com Windows 11 (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Notebook Positivo com Windows 11 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Tempo necessário: 2 minutos.

É importante ressaltar que o recurso de captura da Xbox Game Bar tem duas limitações: não funciona no Explorador de Arquivos ou na área de trabalho do sistema — só é possível gravar a tela de jogos, navegadores ou de programas instalados —, e o tempo de gravação em um único arquivo é limitado a “apenas” 4 horas.

Além disso, a ferramenta da Microsoft também não tem um seletor de área como vemos em outros programas do gênero. Portanto, você não consegue gravar uma parte da tela, apenas ela inteira.

Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como gravar a tela do PC no Windows 11:

  1. Selecione a opção de gravar:

    Abra a Xbox Game Bar pressionando as teclas Windows + G. Em seguida, clique no ícone de câmera no topo da tela;

  2. Inicie a gravação:

    Clique na “bolinha” no canto superior esquerdo para iniciar a gravação da tela ou pressione as teclas Windows + Alt + R;

  3. Finalize a gravação:

    Quando quiser parar, clique no ícone de stop no canto superior direito para encerrar a gravação e salvar o arquivo no armazenamento do computador;

  4. Veja a gravação:

    Pressione as teclas Windows + G para abrir a Xbox Game Bar e visualizar o vídeo. Se tudo estiver certo, clique em “Abrir local do arquivo” para encontrá-lo no Explorador ou, se preferir, clique em “Excluir” para deletá-lo.

Vale mencionar que não é preciso abrir a ferramenta para visualizar as gravações. Como todos os arquivos gerados pela Xbox Game Bar são salvos automaticamente, eles estão disponíveis em “C:\Users\NOMEDOUSUÁRIO\Videos\Captures”.

Pronto, agora você já sabe como gravar a tela do PC no Windows 11 sem precisar instalar nenhum tipo de programa.

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone.

Relacionados

Relacionados