Como ver o seu iceberg do Spotify com artistas mais ouvidos na plataforma

Aprenda a interpretar as informações do iceberg do Spotify e descubra como gerar a imagem que virou febre nas redes sociais

Paula Alves
• Atualizado há 1 ano e 9 meses

Usuários do Spotify que gostam de se informar sobre suas métricas e histórico na plataforma, agora tem mais uma ferramenta para se divertir – e, de quebra, aderir a uma trend das redes sociais. O iceberg do Spotify é uma ferramenta não oficial do streaming, em que o usuário pode descobrir seus artistas mais ouvidos no serviço e o quanto eles são populares por lá.

Como ver o seu iceberg do Spotify com artistas mais ouvidos na plataforma / Guilherme Reis / Tecnoblog
Iceberg do Spotify (Imagem: Guilherme Reis / Tecnoblog)

Tempo necessário: 5 minutos

Para ver o seu iceberg do Spotify e descobrir quais são seus artistas mais ouvidos da plataforma e o quão populares eles são no serviço de streaming, siga os passos abaixo. Esteja ciente, porém, que ao aderir à brincadeira do Icebergify, você estará compartilhando informações do seu perfil com o criador do site:

  1. Acesse o site Icebergify:

    Acesse o site do Icebergify (https://icebergify.com/) e toque no botão “Create yours” para fazer login em sua conta do Spotify;Como ver o seu iceberg do Spotify com artistas mais ouvidos na plataforma / Icebergify / Reprodução

  2. Conceda permissão de compartilhamento de informações:

    Na próxima tela, se informe sobre todos os conteúdos que serão compartilhados com o site. Se concordar com essa permissão e decidir continuar, toque em “Aceito”;Como ver o seu iceberg do Spotify com artistas mais ouvidos na plataforma / Icebergify / Reprodução

  3. Veja seu iceberg:

    Pronto, seu iceberg do Spotify será gerado automaticamente. Clique na imagem com o botão direito do mouse, salve em seu computador e compartilhe nas redes sociais!
    Caso o seu iceberg não apareça, talvez seja necessário atualizar a página algumas vezes. Se mesmo assim o desenho não for gerado, limpe seus cookies ou tente outro dispositivo.Como ver o seu iceberg do Spotify com artistas mais ouvidos na plataforma / Icebergify / Reprodução

Como funciona o Icerbeg do Spotify

Depois do Spotify Wrapped (ferramenta oficial de retrospectiva 2021 da plataforma) e da pizza do Spotify (recurso para descobrir seus gêneros musicais mais ouvidos no último mês), chegou a vez do iceberg do Spotify se transformar na nova febre das redes sociais.

A ferramenta, que não é oficial do streaming e foi criada pelo desenvolvedor Akshay Ra, gera uma imagem em formato de iceberg com nomes de cantores e bandas que estão entre os 50 artistas mais ouvidos pelo perfil na plataforma.

Para fazer essa seleção, o Icebergify utiliza dados observados no curto (último mês), médio (últimos seis meses) e longo prazo (vários anos). O que significa que na sua imagem podem aparecer artistas que você ainda escuta quase diariamente no serviço, mas também cantores e bandas que você ouvia muito anos atrás.

Além disso, a imagem dispõe esses artistas em diferentes “camadas do iceberg”, de acordo com seu nível de popularidade na plataforma. Isso quer dizer que quanto mais popular um artista é no serviço, mais no alto ele estará localizado, e quanto mais desconhecido, mais embaixo seu nome aparecerá.

Essa classificação é feita pelo Icebergify por meio de informações do Spotify como número de streams, compartilhamentos, curtidas e seguidores.

Por que meu iceberg está com níveis em branco?

Caso um ou mais níveis do seu iceberg fiquem em branco, sem nenhum artista aparecendo na camada, fique tranquilo, porque isso não é um erro do Icebergify. Situações como essa querem dizer apenas que dentre os 50 artistas mais ouvidos por você na plataforma, nenhum deles se encaixa naquele nível de popularidade específico.

Caso você queria deixar seu iceberg completo, uma dica é “sair da bolha” e escutar artistas com os quais normalmente você não tem contato.

Com informações: Mashable

Relacionados

Escrito por

Paula Alves

Paula Alves

Ex-Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.