Como ver o status da sua conta do Instagram

Tutorial ensina a ver o status da sua conta do Instagram para identificar irregularidades com o perfil ou conteúdo publicado na rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Ilustração mostra dois telefones com a imagem do app do Instagram, um deles apresenta um ícone verde com a marca de check e o segundo tem um ícone amarelo de atenção.
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O status da conta do Instagram é uma ferramenta de transparência que permite descobrir se o perfil viola as diretrizes da comunidade da rede social. Esse recurso fica dentro da seção de suporte do aplicativo para Android ou iPhone.

Ao verificar o status da conta do Instagram, é possível ver quais conteúdos violam as diretrizes ou quais recursos foram limitados por conta dessas violações.

A partir disso, é possível tomar algumas ações para normalizar a conta do Instagram, como remover o conteúdo ou fazer uma apelação ao Instagram para solicitar uma nova revisão.

A seguir, saiba como ver o status da conta do Instagram:

1. Acesse seu perfil no Instagram

Abra o app do Instagram no seu celular Android ou no iPhone e toque na sua foto, no canto inferior direito da tela, para acessar seu perfil na rede social.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar o perfil do usuário na rede social

2. Abra o menu principal do Instagram

Toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu principal do Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar o menu principal da rede social

3. Toque em “Configurações e privacidade” do Instagram

Toque na opção “Configurações e privacidade” para ver mais recursos do Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar o menu "Configurações e privacidade"

4. Acesse “Status da conta” para saber sobre seu perfil no Instagram

Desça a tela do aplicativo do Instagram até encontrar a seção “Mais informações e suporte” e, então, toque na opção “Status da conta”.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como acessar a opção "Status da conta"

5. Confira o status da sua conta no Instagram

A nova tela mostrará as informações sobre o status da sua conta no Instagram.

Se todas as opções estiverem com o ícone de check verde (✓), isso significa que a sua conta está seguindo as Diretrizes da Comunidade da plataforma. Se uma ou mais opções estiverem com um ícone de triângulo vermelho com exclamação, toque em cima dela para obter mais detalhes:

  • Conteúdo removido: informa o conteúdo removido por não cumprir as Diretrizes da Comunidade do Instagram;
  • O que não pode ser recomendado: revela quais detalhes do perfil e/ou dos conteúdos impedem que eles sejam recomendados para não seguidores nas seções “Explorar”, “Pesquisar”, “Usuários sugeridos”, “Reels” ou “Recomendações do feed”;
  • Recursos que você não pode usar: destaca as funções da plataforma – comentar, curtir, seguir e transmitir ao vivo – que estão restritas porque o perfil não cumpriu as diretrizes da plataforma;
  • Monetização: opção exclusiva de contas profissionais, indica quais políticas o seu perfil não está seguindo e estão restringindo o acesso às ferramentas de monetização.
Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como as opções da seção "Status da conta"

Por que tem algo errado com o status da minha conta no Instagram?

O status negativo da conta é um indicativo de violação dos termos de uso do Instagram. Por exemplo, uma publicação ou algo no seu perfil, como a foto ou informações na bio, pode estar em desacordo com as Diretrizes da Comunidade da rede social. Isso pode ocorrer ao ter a conta denunciada ao Instagram ou em uma análise feita pela própria plataforma.

O que acontece se eu tiver algo errado no status da conta do Instagram?

Se uma publicação infringir as diretrizes da comunidade do Instagram, o conteúdo terá o alcance e o engajamento reduzido até ser editado para se adequar às regras da plataforma. Contudo, se a pessoa não realizar nenhuma alteração ou não excluir o post, o conteúdo poderá ser removido pela rede social.

O Instagram pode restringir algumas funções da conta em casos de violação dos termos de uso. Com isso, o perfil pode deixar de aparecer na seção recomendação ou na pesquisa na rede social. Os recursos de curtir, seguir, comentar e realizar lives também podem ficar limitados.

Se o usuário da conta restringida continuar infringindo as diretrizes da comunidade do Instagram, ele terá a conta suspensa. A plataforma remove o acesso ao perfil temporariamente ou definitivamente.

Posso reverter o status da conta do Instagram?

Sim. Você pode apelar para revisar os supostos conteúdos que violam as diretrizes da comunidade do Instagram. Quando a rede social indica que há algo errado com uma publicação, por exemplo, ela também apresenta a opção “Solicitar uma análise”.

Se o Instagram entender que errou na decisão, o conteúdo removido será restaurado no seu perfil. Bem como, as possíveis restrições causadas pela suposta violação das diretrizes serão retiradas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Graduou-se em Jornalismo em 2018 e se formou técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados