O que é DLC [downloadable content]?
Sabe o que é DLC? Entenda porque esse conteúdo é controverso e como encontrar para o seu console: Xbox One, PS4 ou Switch
Não é difícil navegar por um catálogo de jogos sem encontrar um DLC. Conhecido como “conteúdo extra”, o recurso chega a ser controverso: por um lado pode ser bom para jogadores fiéis que anseiam por um retorno de uma franquia; por outro pode gerar revolta ao ser usado como máquina de dinheiro. Saiba mais sobre o que é um DLC e como encontrar no Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch ou PC.
O que é DLC
DLC é a sigla em inglês para “downloadable content” ou “conteúdo baixável” no português. No universo dos jogos, o DLC se refere a um conteúdo extra de um jogo já lançado, esse conteúdo pode se tratar de uma expansão de novas áreas e missões ou apenas itens e personagens.
Um DLC não é válido sem o jogo completo, que pode ser encontrado em mídia física. Portanto, é preciso ter comprado a versão normal de um jogo para depois comprar e baixar algum conteúdo extra para ele — DLC só é digital.
Pense em um “downloadable content” como um pacote de expansão, no qual é preciso ter o jogo e depois comprar o conteúdo extra. Lembra de The Sims 2 e The Sims 2: Vida de Universitário? O “Vida de Universitário” foi como um DLC para The Sims 2 — Lembrando que pacotes de expansão podem ser encontrados em versão física, para instalar no computador a partir da mídia inclusa na caixa.
Um dos primeiros jogos que disponibilizou DLCs foi o Total Annihilation, de 1997, para PC. Mensalmente, a produtora CaveDog Entertainment disponibilizava de graça novas unidades, mapas e cenários aos jogadores, gratuitamente — ao contrário de hoje, o que é raro de encontrar é DLC gratuito para a nova leva de jogos.
Por que um DLC é controverso?
Pelo lado positivo: um DLC pode estender a vida útil de um jogo. Trazendo de volta toda base de jogadores de uma franquia para descobrirem novos conteúdos. DLCs não têm um limite de tempo para serem publicados, manter a produção de conteúdos extras em desenvolvimento — desde que haja interesse — é saudável para manter os jogadores ativos.
Peguemos o exemplo de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. O jogo marcou a estreia do Nintendo Switch, em março de 2017 e já contém várias horas de jogo a partir de exploração em um mundo aberto.
Pode-se dizer que muitos jogadores terminaram o jogo na primeira semana. Mas, no mesmo ano — em junho e em dezembro de 2017 — a Nintendo liberou dois DLCs com novos conteúdos, o que trouxe muitos de volta aos campos de Hyrule.
Como The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi o melhor jogo do ano, em 2017. Ter mais história para explorar é gratificante.
Por outro lado…
Também é notório que muitos estúdios já lançam jogos com a intenção de publicar DLCs no futuro. Mas, não como uma forma de agradecer a base de jogadores ou preservar a memória do que foi o game e sim com a visão de lucro.
Eu não tiro a razão em produzir DLCs, até porque o mercado de games é um dos mais lucrativos. Só em 2019, a arrecadação com jogos (inclui mobile) ultrapassou os US$ 148 bilhões.
O problema começa quando um estúdio prejudica a experiência de um jogador que já comprou o jogo completo, deixando aquela impressão de que o game está inacabado. Com isso fica a promessa de uma ou mais DLCs “tapa-buracos” e, na maioria das vezes, pagas.
Lembrando que não se trata apenas de expansões em relação às histórias dentro dos games, um DLC podem incluir novos personagens, skins (roupas), itens e mapas. Há infinitas possibilidades para expandir um jogo, cabe ao estúdio querer fazer disso um negócio.
Como comprar um DLC
Comprar um DLC — no Xbox, PS4, Nintendo Switch ou PC — é bem fácil. Mesmo aqueles que compraram a versão em mídia física do título conseguem ter acesso ao DLC pela loja de jogos do console ou do PC.
Na loja, pesquise pelo nome do jogo para acessar a página dele. Todas as DLCs serão listadas nessa página. Adicione a DLC ao carrinho e continue com o processo de compra, da mesma forma que é feita a compra de um game.
Pelo computador, se você tem um:
- PlayStation 4, acesse a store.playstation.com;
- Xbox, acesse xbox.com/pt-br/games;
- Nintendo Switch, acesse store.nintendo.com.br (se for o eShop do Brasil);
- PC, procure o conteúdo na Steam, Epic Games, Origin ou qualquer outra loja usada para comprar os jogos.