O que é fanfic?
O que é fanfic e como escrever uma com qualidade? As respostas para estas perguntas não são exatas, mas são bem animadoras
“Fanfic” é um termo que deriva do inglês “fan fiction”, ou “ficção de fã”. O ato de escrever histórias por parte de fãs se popularizou nos anos 60 e 70, mas não há uma data exata e documentada sobre a criação do termo ou sobre a primeira fanfic.
É muito comum que determinado filme, série ou game se torne tão famoso ao ponto de gerar criações de fãs, sejam com artes, vídeos ou até textos, as fanfics.
Seriados e filmes de ficção científica e gêneros derivados, como Star Trek e Star Wars, foram os principais responsáveis pelo surgimento e crescimento na cultura popular e no formato que conhecemos as fanfics, hoje.
Há quem diga que elas sejam ainda mais antigas, por conta do lendário personagem Sherlock Holmes, considerado o maior detetive de todos os tempos. Holmes sempre inspirou criações de fãs, que compartilhavam seus textos via correios ou em revistas.
É claro que a modernidade apenas deu mais força ao fanfic, com a possibilidade de publicar na Internet e, hoje em dia, praticamente em qualquer lugar.
Quem escreve?
Qualquer fã que goste muito de determinada obra está apto ou apta a escrever uma fanfic. Não precisa ser escritor profissional, ter algum tipo de formação acadêmica e nem nada do tipo.
Basta amor por determinada série, ou filme, game, entre outros. A fanfic permite imaginar e criar situações inusitadas entre personagens de determinada história, como um romance que não existia ou uma morte inesperada.
Não há formato, páginas mínimas, regras, nada. A única direção é: seja livre para criar. Escreva como quiser e se divirta no processo, de preferência.
Onde encontro?
Fanfics estão espalhadas em qualquer lugar pela Internet. Mas hoje existem sites especializados em publicações de textos de fãs – na maior parte gratuitos e alguns com planos opcionais de pagamentos.
Entre eles, temos:
- Wattpad
- Spirit Fanfiction
- Archive of Our Own
- Nyah! Fanfiction
- Fanfic Obsession
- Quotev
Mas essa é uma lista que vai do gosto pessoal. A publicação é bem livre. Se você quiser, pode escrever uma fanfic e publicar online via Google Docs, compartilhando com amigos ou todo mundo, por exemplo.
Vai de acordo com o que a pessoa espera na hora de publicar um texto e quem ela quer que leia.
Fanfics famosas
Existem muitas fanfics famosas. Algumas, inclusive, se tornaram “oficiais”. Viraram livros profissionais, foram adaptadas para filmes ou séries, entre outros.
Por mais que o objetivo original não seja este, uma fanfic pode receber muita atenção de outros fãs pela Internet e acabar se tornando algo muito maior do que já é. E assim chamam a atenção de empresas interessadas em comercializar a ideia.
É claro que isso pode esbarrar em problemas de direitos autorais, afinal fanfics são obras baseadas em outras obras. Porém, em muitos casos, elas se transformam, passam a ser obras originais, apenas com leves inspirações em outras mais conhecidas.
Algumas famosas e que “evoluíram” depois:
- Cinquenta Tons de Cinza (E.L. James): a obra de cunho BDSM foi criada como uma fanfic de Crepúsculo, a série de livros de vampiros que depois virou filme.
- Orgulho e Preconceito e Zumbis (Seth Grahame-Smith): criado como uma paródia de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, o livro ganhou fama e foi adaptado para o cinema.
- After (Anna Todd): obra de romance adolescente criada no Wattpad inspirada pela boy band One Direction, virou livro oficial e depois filme de sucesso.
- Os Instrumentos Mortais (Cassandra Clare): série de livros muito famosa que foi inspirada por Harry Potter – e que também virou filme!
Curiosidades
Há quem diga ainda que a obra Romeu e Julieta, peça teatral escrita por William Shakespeare, era uma fanfic, inspirada por A Trágica História de Romeu e Julieta, poema de Arthur Brooke, de 1562.
Está mais para adaptação, mas a verdade é que Shakespeare mudou bastante da história, incluindo seu próprio toque.
Ao longo da história, Romeu e Julieta também inspirou várias fanfics, além de adaptações para o cinema, teatro, música e até jogo de tabuleiro.