O que é cabo RCA? Entenda para que serve o conector de áudio e vídeo

O cabo RCA é um padrão de conector AV para transmissão de áudio e vídeo analógico entre dispositivos, como aparelhos de som, televisores e outros equipamentos

Lupa Charleaux Lucas Lima

O cabo RCA é um conector analógico para transmissão de sinais de áudio e vídeo entre equipamentos eletrônicos. Criado pela Radio Corporation of America (RCA) no final dos anos 1930, o padrão se tornou popular devido a ampla compatibilidade com os dispositivos.

O conector RCA está presente em diversos modelos de televisores, aparelhos de som, consoles de videogame, videocassetes e aparelhos de DVD e Blu-Ray. Entretanto, o formato vem sendo substituído pelo cabo HDMI para transmissão de sinais em alta definição.

A seguir, conheça mais sobre o cabo RCA, suas aplicações e outras curiosidades.

O que é o cabo RCA?

O cabo RCA é um tipo de conector usado para transmissão de sinais analógicos de áudio e vídeo entre equipamentos eletrônicos. Uma das principais características desse padrão de conector AV são as diferentes cores nas pontas.

O conector RCA pode ser encontrado em aparelhos como amplificadores, alto-falantes e sistemas de som em alta definição. Bem como, o cabo AV é usado em TVs, leitores de DVD/Blu-Ray, consoles de videogame e câmeras.

Todos os equipamentos citados têm um soquete RCA para conexão. O componente atua tanto como uma entrada RCA, recebendo sinal de outro dispositivo, quanto como uma saída RCA, enviando sinal para outro equipamento.

Quando surgiu o cabo RCA?

O conector RCA, uma criação da Radio Corporation of America (RCA), surgiu no final da década de 1930. O sistema de transmissão de áudio visava facilitar a conexão de toca-discos e TVs a aparelhos de rádio AM, amplificadores e alto-falantes.

Na década de 1950, a conexão RCA substituiu os conectores de telefone devido a praticidade, versatilidade e baixo custo. Assim, o cabo RCA se tornou o padrão dominante para a transmissão de áudio e vídeo em diversos dispositivos eletrônicos.

Quais as características do cabo RCA?

Os cabos RCA são amplamente usados em equipamentos de áudio e vídeo para transmitir sinais analógicos. Esses componentes têm algumas características marcantes:

  • Conectores: o conector RCA possui um pino central de 3,175 mm de diâmetro (1/8”), cercado por uma capa externa de 8,25 mm de diâmetro (1/3″);
  • Materiais: os conectores RCA são fabricados em diferentes materiais, sendo o cobre e o ouro os mais comuns;
  • Fiação: os fios internos dos cabos RCA são geralmente compostos por cobre, com diferentes níveis de pureza. Eles também podem ter revestimentos de outros metais, como zinco, níquel e estanho para melhorar a condutividade e durabilidade;
  • Blindagem: grande parte dos cabos RCA tem uma blindagem metálica para reduzir interferências eletromagnéticas e garantir a integridade do sinal;
  • Qualidade de imagem: as conexões RCA entregam qualidade de imagem até 1080p.

O que significa cada cor do cabo RCA?

As cores dos plugues de cabos RCA são como um código visual que facilita a conexão entre dispositivos eletrônicos. Cada cor está associada a um tipo específico de sinal:

  • Vídeo composto: amarelo (vídeo), branco (áudio esquerdo estéreo ou áudio mono) e vermelho (áudio direito estéreo). É o padrão mais comum para conectar aparelhos antigos, como DVD players e videogames a televisores;
  • Vídeo componente (YPbPr): verde (Y, brilho), azul e vermelho (Pb e Pr, informações de cor). Oferece uma qualidade de imagem superior ao composto, mas é menos comum;
  • Som surround: verde (som central), azul e cinza (frente esquerda e direita), marrom e bege (traseiro esquerdo e direito) e roxo (subwoofer). Usado em sistemas de som avançados, como home theater, para criar uma experiência de som envolvente;
  • Áudio digital S/PDIF (Sony/Philips Digital Interface): laranja. Transmite áudio digital de alta qualidade sem compressão, garantindo a melhor sonoridade possível.

Para o que era usado o cabo RCA?

Os cabos RCA foram um dos principais padrões de conexão para transmitir sinais de áudio e vídeo entre diversos dispositivos eletrônicos nas últimas décadas. Os conectores coloridos eram comuns em:

  • Videocassetes: conectava o aparelho à televisão;
  • DVD/Blu-Ray players: conectava o dispositivo a sistemas de som ou televisões mais antigas;
  • Dispositivos de áudio: conectava toca-discos e aparelhos de som a amplificadores ou caixas de som;
  • Console de jogos: conectava as primeiras gerações de consoles à televisão;
  • Filmadoras: transferia ou reproduzia as gravações em computadores e televisões.

Para o que ainda é usado o cabo RCA?

O cabo RCA continua sendo amplamente usado devido à sua versatilidade aliada a capacidade de transmitir áudio e vídeo em alta qualidade. Sua compatibilidade com diversos equipamentos e a fácil instalação o tornam uma escolha popular em várias aplicações:

  • Áudio profissional: estúdios de gravação e equipamentos de áudio de alto desempenho;
  • Equipamentos de DJs: mixers e controladores de som;
  • Home theater: conexão entre dispositivos como DVD/Blu-Ray players, amplificadores e caixas de som;
  • Sistemas de vigilância: conexão de câmeras e monitores.
Conexões da Redmi Smart TV A75 (imagem: reprodução/Xiaomi)
Conexões RCA e HDMI em uma smart TV (Imagem: Reprodução/Xiaomi)

Qual a diferença do cabo RCA para o cabo HDMI?

O cabo RCA é usado para transmitir sinais de áudio e vídeo de forma analógica, ou seja, um formato mais antigo. O padrão requer conectores separados para os componentes (vídeo composto, vídeo componente e áudio).

Já o cabo HDMI transmite sinais de áudio e vídeo de forma digital, formato mais preciso e menos suscetível a interferências. O padrão usa apenas um conector para a transmissão, além de suportar resoluções de imagem mais altas e formatos de áudio avançados.

É possível usar o cabo RCA em TVs com HDMI?

Não é possível conectar diretamente um cabo RCA em uma TV somente com entrada HDMI. Isso ocorre porque os padrões de conectores e de sinais são incompatíveis.

Nesses casos, você precisará de um conversor de vídeo composto (RCA) para HDMI. Esse dispositivo converte o sinal analógico em digital, tornando compatível com a entrada HDMI da TV. Vale dizer que a qualidade da imagem pode ser afetada pela conversão.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.