O que é spam?
Entenda o que é spam, as mensagens de e-mail geralmente não solicitadas e enviadas em massa de forma repetitiva, que podem até causar danos
O spam é uma praga digital, os e-mails que atocham a sua caixa de mensagens, geralmente conteúdos inúteis e que não foram solicitados, que podem inclusive causar danos. Saiba o que é e como identificá-lo.
O que é spam?
Spam são mensagens eletrônicas, geralmente de origem publicitária (como propagandas e anúncios) enviadas em massa a um grande número de usuários e de forma repetitiva, sem que os mesmos as tenham solicitado.
O termo também descreve mensagens de usuários mandadas a um site, um fórum ou coisa que o valha de forma massiva e irritante, como acontece frequentemente em seções de comentários de sites e blogs, inclusive no Tecnoblog.
De onde veio o termo?
O termo é uma marca de carne suína enlatada que pertence a uma empresa alimentícia dos Estados Unidos. No Brasil, o produto em si é conhecido como fiambre ou “kitut”, esta também uma marca registrada de uma empresa local.
A associação da palavra spam com o envio e compartilhamento de mensagens repetitivas em massa veio de uma esquete chamada “Spam“, que foi ao ar pela primeira vez em 1970, no programa humorístico Monty Python’s Flying Circus.
O uso excessivo da palavra na esquete, tanto por parte da atendente, quanto pelos clientes e pelos vikings (!) era uma referência ao período de racionamento que a Inglaterra passou depois da Segunda Guerra, onde a carne era importada dos Estados Unidos (por isso, enlatada), mas acabou servindo como uma analogia ao envio massivo de mensagens eletrônicas.
No fim foi atribuído um acrônimo à palavra, “Sending and Posting Advertisement in Mass”, ou “Enviar e Postar Publicidade em Massa” em inglês, para que o nome tivesse um propósito prático.
Como o spam é enviado?
O spam de e-mail pode ser enviado manualmente, usando ferramentas de mala direta, ou por computadores infectados por malwares específicos, que foram capturados para uma rede de botnets dedicada a enviar mensagens massivas, nesse caso, quase sempre maliciosas e com códigos nocivos.
O spam de e-mail, mesmo não contendo malwares é considerado uma praga virtual, por se tratar basicamente de lixo eletrônico: uma série de mensagens inúteis e não solicitadas, que ocupam espaço precioso na caixa de entrada e ocultam e-mails importantes.
Por isso mesmo, os e-mails já possuem filtros e mecanismos que identificam uma mensagem indesejada, marcando-a para exclusão automática e não deixando que ela vá parar na caixa principal.