Como reclamar no Uber da cobrança de uma taxa de cancelamento

Após fazer uma reclamação sobre cobrança indevida do Uber, a taxa pode ser revertida em reembolso como créditos no aplicativo

Se pediu um Uber e por algum motivo o veículo não chegou, a corrida pode ter sido cancelada equivocadamente. Ou, se você mesmo cancelou a corrida porque não conseguiu fazer contato com o condutor, o carro demorou muito ou o próprio motorista “pediu para cancelar”, saiba que é possível abrir uma reclamação e pedir reembolso da taxa de cancelamento em forma de crédito para as próximas corridas. Para isso, basta visitar seu histórico, selecionar a viagem e checar o recibo do valor.

Uber
Veja como reclamar no Uber sobre uma cobrança indevida. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Tempo necessário: 3 minutos.

Segundo o Uber, as taxas de cancelamento ajudam a garantir mais eficiência no app e partidas mais rápidas aos usuários. Os valores diferem por cidade e opção de veículo, mas, de acordo com a empresa, você pode cancelar uma viagem sem custo em até 5 minutos após o motorista ter aceitado. No entanto, em algumas cidades, a cobrança pode ser obrigatória se cancelar a viagem 2 minutos após terem aceitado a sua corrida — leia sempre os termos de uso para saber como funciona onde mora.

  1. Vá em “Conta”

    Abra o aplicativo do Uber e toque em “Conta”, no canto inferior direito;Página inicial do app Uber

  2. Entre na seção “Viagens”

    Selecione “Viagens” no canto superior direito”;Como acessar as viagens no Uber

  3. Entre em contato com o suporte sobre a sua viagem

    Procure pela viagem que recebeu a cobrança da taxa de cancelamento e toque nela. Depois, selecione “Solicitar ajuda com viagens”;Como solicitar o reembolso da taxa de cancelamento

  4. Peça a revisão da tarifa cobrada

    Clique em “Revisar minha taxa de cancelamento” e selecione uma das justificativas apresentadas pelo Uber.Tela para pedir a revisão da taxa de cancelamento do Uber

A empresa irá analisar sua solicitação e, se estiver de acordo com os termos e condições da plataforma, a taxa de cancelamento será convertida em créditos na sua conta.

Como verificar se o valor foi creditado?

Para confirmar o reembolso da taxa de cancelamento, vá em “Conta” e observe se o valor foi adicionado na seção “Uber cash”. Se a cobrança não foi convertida em créditos, confira se ainda está no prazo de avaliação do Uber ou se recebeu alguma devolutiva negativa da plataforma.

O que acontece se eu não pagar a taxa de cancelamento do Uber?

O usuário que não pagar a taxa de cancelamento não conseguirá solicitar uma viagem no aplicativo. Isso, porque sempre que solicitar o serviço da plataforma será adicionado a tarifa pendente.

Não deu certo. Como excluir uma conta do Uber?

Se o Uber não considerou seu pedido de cancelamento da taxa e você não quer mais seguir na plataforma, basta excluir sua conta. Mas atenção: o processo é definitivo e não será possível recuperar o perfil depois.

Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Janaína Dantas

Analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Antes de ser analista de conteúdo no Tecnoblog, escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados

Relacionados