Em janeiro de 2020, a Samsung oficializou o Galaxy S10 Lite. Apesar do aparelho entregar uma construção mais simples e deixar de lado algumas tecnologias encontradas em outros modelos da marca, como carregamento sem fio, ele ainda se destaca por seu hardware de ponta e câmeras competentes para sua faixa de preço.
O S10 Lite tem um display Super AMOLED Plus de 6,7 polegadas com resolução de 2400 x 1080 pixels e HDR10+. Para cortar custos, a Samsung não implementou uma taxa de atualização de 90 ou 120 Hz, por exemplo, mas a qualidade e o tamanho da tela tem atraído diversos consumidores.
O processador embarcado no Galaxy S10 Lite é o Snapdragon 855, que entrega oito núcleos de até 2,84 GHz. Esse não é o chipset mais potente da Qualcomm, mas ainda assim ele oferece um desempenho satisfatório em qualquer tarefa. Para completar o conjunto, há 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno.
Quando o assunto são as câmeras do S10 Lite, a Samsung inseriu três sensores na traseira: o principal de 48MP (f/2,0), o secundário grande-angular de 12MP (f/2,2), e o terciário macro de 5 MP (f/2,4). Para selfies, o pequeno “furo” centralizado na tela abriga um sensor de 32 MP (f/2,2). Os números não são impressionantes, mas isso não impede que o aparelho registre belíssimas fotos em boas condições de luz.
Uma bateria de 4.500 mAh mantém o Galaxy S10 Lite ligado. Dependendo do uso, é possível ficar até dois dias longe da tomada. Para recarregar mais rápido, a Samsung colocou um carregador de 25W dentro da caixa.
Por mais que o S10 Lite não tenha carregamento sem fio ou resistência à água, ele ainda traz NFC, que permite realizar pagamentos no Samsung Pay, e entrada de 3,5 mm para fones de ouvido.