Início
Razão Social Multilaser Industrial S/A
Fundação 1 janeiro, 1987
São Paulo, Brasil
Fundadores
Website Oficial www.multilaser.com.br

Multilaser

A Multilaser é uma empresa brasileira fundada em 1987, que vende e fabrica produtos para diversos segmentos. Entretanto, por muitos anos, ela trabalhou exclusivamente no ramo de cartuchos para impressoras de escritório.

Israel Ostrowiecki fundou a Multilaser para ser uma importadora de copiadoras, o que mudou pouco tempo depois, por conta do custo da tinta para as máquinas. Da solução para este valor elevado, saiu o novo modelo de negócios da empresa: reciclagem de cartuchos.

Até 2002, a Multilaser já faturava 30 milhões de reais por ano. Foi nessa época que o filho de Israel, Alexandre, começou a trabalhar com ele. No ano seguinte, após o desaparecimento do pai em um mergulho na Costa Rica, Alexandre Ostrowiecki assumiu a presidência da empresa em parceria com seu amigo Renato Feder, herdeiro do grupo Elgin.

Renato passou a cuidar da fabricação e venda dos produtos e Alexandre, das compras e processos. Logo, percebendo que a Multilaser estava perdendo espaço no mercado para fabricantes de cartuchos originais, eles resolveram começar a diversificar a atuação do negócio, começando pela venda de acessórios para computadores.

Foi definido que os componentes dos novos produtos viriam da Ásia, mas as montagens e os testes seriam feitos no Brasil. Então, em 2007, foi aberta a fábrica em Minas Gerais. Três anos depois, houve a entrada no mercado de celulares, e em seguida também vieram os primeiros tablets.

Nos anos seguintes, mais estratégias para expansão do portfólio foram adotadas. Foi o que levou ao lançamento de novas marcas, como a Multikids, de brinquedos infantis. Também à aquisição de outras empresas, como a Giga Security, de equipamentos de segurança eletrônica. Além disso, foram feitas parcerias para trazer marcas de volta ao Brasil, como a Toshiba, de televisores.

Em 2021, a Multilaser fez sua estreia na Bolsa de Valores e foi avaliada em 9 bilhões de reais. No mesmo ano, a empresa tinha mais de 3 mil funcionários e 3,5 mil produtos no catálogo, divididos em 15 departamentos, abrangendo os setores de informática, beleza, esportes e outros.

Continue lendo »

Artigos de Multilaser