Geralmente acontece sem você prever. Um dia, ao ligar o computador, cadê os seus preciosos arquivos? As partições sumiram. Ou seja, o disco rígido — nosso querido HD — partiu dessa para uma melhor. Quem é prevenido com certeza tem suas cópias de segurança muito bem guardadas. E quem não é… Bom, hoje é o Dia Mundial do Backup, momento perfeito para providenciar esse tipo de coisa.

Um grupo de usuários do Reddit, aquele site que pouco a pouco vem roubando a audiência do Digg, é o responsável por criar o World Backup Day, marcado para este 31 de março. Na página da iniciativa eles explicam que o HD falhar ou não falhar é apenas uma questão de tempo. É bem por aí: os arquivos mais importantes se perdem justamente porque nós não esperamos que o disco rígido vá falhar.

São tantas que podem dar problema no HD que é melhor você começar a se preparar para quando isso acontecer. Ninguém quer perder as fotos daquele casamento fabuloso, ou então vídeos dos primeiros dias do afilhado. Como proceder? Fazendo o backup, é evidente.

Backup: quem tem 2, na verdade tem 1; quem tem 1, na verdade tem nenhum

Tanto o Windows como o Mac OS oferecem recursos bastante funcionais para backup dos dados. Se isso não for suficiente ou você não estiver disposto em investir em um novo HD apenas para manter a redundância dos dados, eu recomendo o backup da SugarSync. Já escrevi sobre o serviço antes e continuo sendo fiel usuário. Também temos a Dropbox, que é bastante conhecida, e o MobileMe, especialmente para quem usa Mac. Aqui no Brasil, o portal iG também tem um serviço desse tipo, com tecnologia do Mozy e da McAfee.

Se eu pudesse dar apenas duas dicas para o futuro, seriam essas mesmas. A primeira é fazer backups regularmente. A segunda é usar filtro solar.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.