Em meio à polêmica nos Estados Unidos sobre o limite que o Google pode chegar para promover seus produtos nos resultados de busca, a mais recente discussão gira em torno da baixa integração entre o buscador e o Twitter. O Google disse ao site Mashable algo que coloca mais pimenta nessa história: ele não indexa nem nunca indexou o caractere de “arroba” para os resultados de busca (o at para os americanos).
“Agora o Google confirmou ao Mashable que nunca indexou o símbolo “@”. Em outras palavras, o mecanismo de busca nunca reconheceu ao identificador do Twitter quando ele foi formatado dessa maneira”, afirma o site.

Nem tão inteligente assim
No exemplo dado pelo site a busca por “@wwe” retorna a página oficial da WWE, empresa especializada na promoção de esporte. Se o usuário faz a busca por “wwe twitter” aí sim o primeiro resultado no Google é do perfil da empresa no microblog dos 140 caracteres.
O Mashable questiona se está na hora do Google dar mais reconhecimento ao Twitter. O perfil da WWE é seguido por quase 800 mil contas no microblog, enquanto a página no Google+ tem próximo de 25 mil pessoas. Com esses números é questionável dizer que, na busca por “wwe” somente, o Google+ deve aparecer na frente do Twitter.
Em resumo, o Google posiciona melhor o seu próprio produto, fazendo com que a probabilidade de usuários abrirem páginas do Google+ aumente. Isso se deve à tendência natural que os internautas desenvolveram de clicar nos primeiros resultados de busca, o caminho mais fácil entre ele e o conteúdo que tanto procura.
Além de dizer que nunca indexou o arroba, o Google tem em sua defesa o fato de que nem Twitter muito menos Facebook, os principais reclamantes dessa questão, estão interessados em abrir seus bancos de dados para o mecanismo de busca. No Facebook isso seria bem complicado porque estamos falando de dados pessoais, mas no Twitter até houve um acordo para que o Google acessasse dados privilegiados (e públicos, veja bem). O acordo expirou em julho do ano passado e não foi renovado.
O que você pensa do assunto? Com tanta gente usando o Twitter, acho que é razoável que o Google indexe os arrobas. É um tratamento especial para um serviço que, pelo seu tamanho, merece um tratamento especial.








Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
Eu não acredito que o Google queira ser “razoável”. Acho que está mais pra ser “racional” promovendo seu próprio produto em detrimento do produto concorrente.
E isso é uma tática anti-competitiva, uma vez que o Google detém a maior parte do mercado de busca mundial.
anti-competitiva por que? se ele é o dono do negocio, ele tem que promover o “produto” dele, não o dos outros…ele não oculta em momento nenhum se você faz a busca correta…como meu amigo sempre diz, “o google não é burro, é só fazer a pergunta correta pra ele”, ou seja, procure por twitter ou por facebook e você vai encontrar o que deseja
Não entendo esse mimimi do Twitter: “ahhh eu não apareço nos resultados da Google!”. Sendo que foi ela mesmo quem pediu pra sair do Google ¬¬’
A propósito, eu adorava aquela ferramenta de pesquisa em tempo real.
Eu concordo com esse ponto de vista e até acho justo, mas não creio que ele seja aplicável na situação. O que nós estamos vendo é um outro caso como o do Internet Explorer vindo junto com o Windows. E, pelo menos na Europa, o Google perderia fácil o caso.
Eu acho que NÃO deve ser mesmo indexado o arroba, porque se daria ainda mais chances aos caçadores de e-mails alheios, pois o mesmo usa de caráter idêntico.
Alguns filtros resolveriam isso. Por exemplo, só indexa o @ se vinher no começo da palavra, não indexa @ no meio de palavras ou no “template” do email (algumacoisa@algumservico.algumaextensao), por ai vai..
“vinher“? É sério isso?
Seria interessante essa implantação, mas veja bem: procure por frases que envolvam o termo google+. Ele simplesmente vai ignorar o “+”. Isso ocorre porque ele não dá um tratamento tão diferenciado assim à própria ferramenta. Se não fazem isso nem pra si próprios, por que tratariam com tanto amor e carinho o passarinho azul?
O google na verdade tem uma séria deficiência com a maioria dos caracteres especiais. Lembra da string que bugava a interface do google?
o Google tem problema até em distinguir o “+”, quando você busca por Google+ ele retorna a busca como se o + não existisse, e olha que é um serviço deles mesmos!
Estranho. Fiz o teste aqui e Google e Google+ dão resultados diferentes.
Na verdade o “+” não é uma deficiência do Google; ele é usado para separar as palavras na busca (o que pra nós é o espaço), por isso o uso dele nas palavras não interfere. Observe isso na barra de endereço numa busca com mais de 1 palavra separadas por espaço.
Isso ai depende da codificação dos caracteres que o seu browser mandou pro google.
As vezes eu consigo pesquisar com +, as vezes não.
Comé que os stalkers vão trabalhar agora?
Google é o tipo de menino que a bola é dele e só brinca quem quer.
Detalhe, ele é dono do campo também.
Kiko :O
Não sei não.. tem dois lados aí! Essa questão do G+ aparecer na frente do twitter com essa diferença absurda na quantidade de pessoas que usam em cada serviço realmente é sacanagem. Mas (na minha humilde visão/opinião), eu ainda vejo o twitter (com todo o seu tamanho e “importância”) como um serviço “modinha”, um serviço temporário.
Antes de me atirarem pedras, deixe-me explicar. Não lembro onde, mas vi um artigo que dizia que de toda a base de usuários do twitter, apenas uma pequena porcentagem estava ativa (acho que coisa de 40%+-, não lembro ao certo). E dessa pequena porcentagem, uma quantidade menor ainda é responsável por uns 80% do que publicado. E nós sabemos que tipo de publicação é essa (menininhas/menininhos usando o twitter pra contar sua vida ao mundo).
Além disso, tenho um sentimento averso ao twitter por criar uma cultura de “diga o que precisa em 140 caracteres”. Como se já não bastasse a geração preguiçosa de hoje, que vê um texto grande e não lê mesmo quando o assunto lhe interessa. Tem um serviço que alimenta esse tipo de comunicação.
Tudo bem, nem tudo são espinhos. Acho o twitter ótimo por que hoje, como em nenhum outro momento na história, “todos” tem a chance de ouvir e ser ouvido. E isso é algo ótimo.
Mesmo assim, acho que os usuários do twitter ainda tem que passar por mudanças culturais pro serviço se tornar algo “consolidado”.
Mais uma vez, essa é apenas a minha humilde opinião, gostaria de ouvir a de vocês.
Na minha opinião, o Twitter hoje está mais para um feed de notícias (e inutilidades, por que não?) do que para uma rede social.
Até existe um certo nível de interação, mas eu vejo que pouquíssimos dos meus amigos ainda usam para status ‘inúteis’, a maioria já desistiu mesmo.
Ficaram os perfis de empresas, notícias e celebridades. A minha timeline é uma mistura de notícias e bobagens para descontrair.
Lembre-se meu caro, que você e seus amigos provavelmente tem os gostos parecidos, o que quer dizer, que vocês são outro tipo de público, que (Como eu também) só usa o twitter para notícias. Porém uma grande parte ainda usa para compartilhar mensagens, e não acha de maneira alguma o twitter inútil.
Como disse o Renan, você e seus amigos tem gostos parecidos. Então tendem a seguir as mesmas pessoas. Mas ainda existe muito isso de narrar a vida pessoal.
Quando vi o Twitter pela primeira vez eu falei: “pronto, mais uma rede social corporativa que estão tentando nos enfiar goela abaixo!” Eu estava errado o0 o passarinho azul não morreu, mas eu ainda continuo não vendo muita graça nele. É difícil acompanhar uma conversa, um reply é limitado e, tentar conversar com seus amigos, vai parecer que vc está floodando.
Enfim, a ideia base do Twitter é bem legal, num único lugar acompanhar as novidades de tudo, mas é limitado. E hoje, o FB e o G+ implementaram a ideia base em seus sistemas. Fazendo o Twitter perder ainda mais seu sentido.
Sim, é essa limitação que alimenta meu preconceito. hehe.. Falar tudo em 140 caracteres é no mínimo frustrante.
Acho besteira, pois se eu procurar pelo termo do meu perfil no twitter “@paulopatto” eu acho primeiro o resultado no twitter e somente depois o do Google+. E olha que eu uso mais o G+ por achar muito melhor. Assim eu posso filtrar o conteúdo que publico e não abarroto a timeline com lixo que não é de interesse de alguns círculos sociais meus.
Um screeshot da minha busca pode ser acessado neste link ‘ goo.gl/9QoZO ‘, o pessoal tá aproveitando onde, pois twitter e facebook não compartilha dados (no caso do facebook quando o google compartilhava com eles era ok, agora que o google quis pegar dados, ele fecharam as pernas).
Bom, uma coisa é certa, realmente isso atrapalha um pouco o twitter, mas é como já foi dito antes. São dois produtos similares, não iguais. E se o Google começar a fazer tratamento especial para 1, imagina quantos mais vão querer/exigir.
Outra coisa, antes o Twitter nunca reclamou nem nunca tentou fazer uma parceria com Google para permitir o mesmo nível de integração dos serviços, que o Google está fazendo com o Google+.
Ao meu ver, o Google teve uma boa ideia, e o Twitter percebeu que essa ideia ia impactar no negócio deles, e resolveu reclamar ao invés de tentar um acordo, ou e reinventar.
Ps: E sinceramente, eu nunca pesquisei no Google por “@NOME” sempre usei “NOME Twitter”.
Isso não é muito verdadeiro, e a imagem não mente: http://twitpic.com/88490z
Realmente tudo isso é ridículo, meu perfil do G+ nunca apareceu antes de outro resultado por ser do Google.
Na verdade o primeiro resultado é: Facebook, seguido de LinkedIn e depois o G+.
Acho correto, e errado ao mesmo tempo, estou me dúvida qual das partes estão certas ou erradas.
Desde criança sei que ele não indexa o arroba… o pessoal que programava faz uns 10 anos deve lembrar do @lex: nunca achei ele na Google.
“É um tratamento especial para um serviço que, pelo seu tamanho, merece um tratamento especial.”
E a Google fazer esse trabalho parece um “acordo caracu”. Se o Twitter tivesse real interesse que também desse um tratamento especial ao buscador.
Fui fazer um teste.
Pesquisei por @tecnoblog no Bing e no Google
No Bing:
O perfil do Tecnoblog no Twitter vem em 7° lugar, depois de “www.maxitudo.com/tecnoblog”. (wtf)
No Google:
O perfil do Tecnoblog no Twitter vem em 4° lugar.
Pra mim parece mais mimimi do Twitter.
O Twitter é que deveria melhorar a busca por usuários dele.
Para quem se julga ser bonzinho,o Google está fazendo o contrário…Adoradores e fans do Google e Android adoram falar muito mal da Apple,mas quem aqui está sendo Evil?
num indexa nada..melhora a indexação dos sites e blog (que tenha conteudo relevante), porque tem muita porcaria que ta no topo e nem é site direito ou site de 15 anos atras..feito pra explorer 1.0 ainda em tabela.
Por favor, o google agora tem que se rebaixar ao nivel de todo mundo? O povo cria um négocio em cima da gigante de pesquisa e depois quer que essa mesma gigante se curva perante as exigencias dele?
Se você pesquisa “usuario + twitter” vc cai certinho na pagina do tal usuario, se nesse caso aparecesse um resultado do google+ primeiro, ai sim seria um problema.
A mesma coisa pro buscapé, se eu me importo com o que eles tem a me mostrar, eu vou pesquisar por produto + buscapé.
Eu duvido muito que ele comece a indexar os arrobas do Twitter e para mim isso não faz nenhuma falta, acho que os outros produtos deveriam se preocupar mais com si mesmos e menos com o Google, afinal o Twitter e Facebook estão começando a parar no tempo da inovação…
@RubensBrilhanteJr o perfil vai ser encontrado , o problema é as atualizações, os Tweets, que não são indexados, o Google também tem algum problema em indexa conteúdo do Facebook, não me pergunte o porque!
É legítimo o Google promover seus próprios produtos.
E quanto ao Bing e o Yahoo, eles indexam o caracter @? Se sim, temos ali uma alternativa. Se não, não temos por que condenar o Google por uma prática perfeitamente comum no meio corporativo.
Indexa sim. Procure por @tecnoblog no google, ele trás na primeira página o twitter. Isso significa que o site está mais indexado que o twitter #Fato, mas indexa =D