DNS do Google tem 70 bilhões de requisições por dia

Serviço gratuito promete deixar conexão mais rápida.

Thássius Veloso
• Atualizado há 9 meses

Motivos de sobra para comemorar. O Google anuncia nessa semana que o serviço de DNS que mantém responde por apenas 70 bilhões de requisições de internautas por dia. O número absurdo faz da empresa o maior provedor de DNS público do mundo, chegando na frente de concorrentes de peso — notadamente a OpenDNS, mais famosa por oferecer provedor de DNS grátis.

O curioso é que a força do Google Public DNS está principalmente fora dos Estados Unidos. O principal mercado econômico responde por apenas 30% das requisições. Os demais usuários são de diversos países. De acordo com o Google, há presença forte na América do Sul e na Europa, bem como países em que recentemente a empresa inaugurou servidores locais de DNS.

DNS do Google

Eu sempre fui adepto da OpenDNS. Entretanto, virei a casaca e apoio o Google Public DNS desde que o serviço começou. A OpenDNS tem suas vantagens, como os filtros para diversos conteúdos (escrevi sobre isso no Tecnoblog). São recursos muito bons que nem todo mundo usa. Eu não uso. Por isso sempre configuro meus dispositivos e roteadores para utilizar o Google Public DNS.

O Google diz que uma proposta para lidar com CDNs está em discussão. Resumindo, os CDNs são servidores espalhados pelo mundo que replicam informações nos computadores do Google (e de outras empresas). O acesso a esses servidores deveria ser mais rápido devido à localização física, que faz com que a latência diminua. O Google tenta emplacar uma forma de os provedores de DNS lidarem melhor com o CDN, direcionando automaticamente o tráfego para o servidor do tipo CDN mais próximo possível.

São só dois anos desde que o Google Public DNS apareceu. Bom tempo para o Google mostrar que está interessado numa internet mais veloz como um todo. Eles ganham com isso porque quanto mais rápido a própria página e a de parceiros que exibam propaganda deles, melhor. Todos sabemos.

Para configurar o DNS do Google é só ir nas propriedades de rede do seu computador e adicionar os seguintes endereços: 8.8.8.8. e 8.8.4.4. Os endereços para quem usa IPv6 são: 2001:4860:4860::8888 e 2001:4860:4860::8844.

Leia | O que é DNS? Entenda como funciona sistema de resolução de nomes de domínio

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.