É possível instalar o WhatsApp Desktop no Linux, usando clientes de terceiros diversos. Um dos mais simples é o Franz, que permite usar simultaneamente outros apps de mensagens como Tweetdeck, Facebook Messenger e Telegram também.

Existem algumas formas simples de usar o WhatsApp Desktop no Linux, porém nenhuma é oficial. A Meta não criou um cliente específico para o sistema operacional (talvez por conta das muitas distribuições) e a única maneira oficial de acessar o serviço através do pinguim é usando o site dedicado web.whatsapp.com.

A forma mais simples e prática de usar o WhatsApp Desktop no Linux é com o Franz, um cliente de desktop para múltiplos serviços, disponível para Windows, macOS e Linux.

Ele suporta mensageiros como WhatsApp, Telegram, Tweetdeck, Facebook Messenger, Skype, Slack, Google Hangouts, Steam e vários outros, e funciona como um wrapper, um aplicativo que “embrulha” várias aplicações web em um único cliente desktop.

Ubuntu / Franz e WhatsApp Desktop / whatsapp linux
Franz rodando o WhatsApp (Imagem: Reprodução)

O Franz pode ser instalado em várias distribuições do Linux, com cada uma tendo um método e pacote de instalação diferente. Aqui usaremos como exemplo distribuições de 64 bits (obrigatório) baseadas no Debian, como Ubuntu e Linux Mint, que são as mais populares. Caso tenha alguma dúvida, nós já explicamos como instalar o Ubuntu.

Importante: Para utilizar o Franz é necessário fazer uma conta gratuita no serviço, informando seu nome e e-mail. Agora, vamos ao passo a passo:

  1. Acesse https://meetfranz.com/#download e escolha a opção Ubuntu para baixar o arquivo .deb;
  2. Abra o terminal;
  3. Digite sudo apt update;
  4. Vá à pasta onde o arquivo .deb foi baixado. Se for a pasta Downloads, digite cd ~/Downloads;
  5. Digite o comando sudo dpkg -i franz*.deb e tecle “Enter”;
    Imagem códigos Linux - como instalar o WhatsApp Desktop no Linux
  6. Digite o comando sudo apt install ./franz*.deb e tele “Enter”;
  7. Abra o Franz em sua lista de aplicativos.
    Imagem códigos Linux - como instalar o WhatsApp Desktop no Linux

Como usar o WhatsApp Desktop no Franz

  1. Faça login no Franz, na opção “Add a New Service”, selecione o WhatsApp; 
  2. Entre no WhatsApp e leia o QR Code gerado com seu smartphone;
  3. Siga as instruções do WhatsApp para entrar.

Feito isso, o WhatsApp Desktop será executado dentro do Franz direto do Ubuntu, sem complicações.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados