Como funciona o pagamento do YouTube?

Entenda como funciona o pagamento do YouTube aos produtores de conteúdo e saiba como receber a receita produzida pelo canal

André Leonardo
Por
• Atualizado há 1 ano
Como funciona o pagamento do Youtube

O YouTube é uma plataforma de produção de conteúdo que remunera os produtores através da receita adquirida por publicidade, por isso muita gente viu a plataforma como uma forma de faturar uma renda extra e divulgar seus negócios. Entenda como funciona o pagamento do YouTube para saber como e quando você poderá receber pagamentos pelo seu canal.

Como funciona o pagamento do YouTube

O sistema de pagamentos do YouTube funciona através do Google AdSense, a plataforma do Google referente ao gerenciamento de publicidade, mas antes de pensar em receber uma graninha extra, seu canal precisa seguir as Políticas de monetização para canais do YouTube que envolvem as Diretrizes da comunidade do YouTube, além disso é preciso cumprir os requisitos básicos exigidos pela plataforma que são:

  • Ter mais de 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses;
  • Ter mais de mil inscritos;
  • Ter uma conta do Google AdSense vinculada ao canal;

Como participar do programa de Parcerias do YouTube

Após cumprir os requisitos básicos, faça o seguinte:

  1. Faça login no YouTube;
  2. Clique na sua foto do perfil e depois em YouTube Studio;
    Como funciona o pagamento do Youtube
  3. Depois, no menu da esquerda clique em “Monetização”;
    Como funciona o pagamento do Youtube

Caso tenha atingido os requisitos básicos de monetização, clique em Iniciar no card “Conheça os Termos do Programa de Parcerias” e aceite os termos de parceria.

Como vincular seu canal do YouTube a uma conta do Google AdSense

Para conseguir receber pagamentos através da receita do seu canal, primeiro é necessário ter cumprido os requisitos mínimos, depois faça o seguinte:

  1. Entre no seu canal;
  2. Vá em Monetização;
  3. Clique no card “Inscreva-se no Google AdSense”;

Caso você já tenha uma conta no Google AdSense, basta vincular o canal a ela.

Se você ainda não tem uma conta ativa no AdSense, basta seguir os passos que serão informados no processo.

Importante: É possível ter apenas uma conta cadastrada no Google AdSense, contudo você pode ter uma conta principal e vincular outros canais e sites a ela.

Após vincular a conta do Google AdSense ao seu canal, você será direcionado para o canal novamente. Aceite os termos de parceria, depois disso seu canal vai entrar em análise para confirmar se está seguindo todas as diretrizes da plataforma. O período de avaliação é de um mês.

É possível acompanhar o status da sua solicitação na aba “Monetização” do canal.

Como receber o pagamento do YouTube

Após vincular o seu canal a uma conta do AdSense é necessário configurar uma forma de receber o dinheiro. É importante lembrar que o Google AdSense só libera pagamentos após o valor somado na conta ultrapassar 100 dólares.

Como configurar os pagamentos no Google AdSense:

  1. Vá na conta do Google AdSense;
  2. Acesse o campo de pagamentos;
  3. Depois selecione “Como você recebe pagamentos”;

O envio do pagamento é feito através de remessa internacional, por isso é importante analisar se vale a pena receber diretamente pelo seu banco ou usar alguma empresa que trabalhe com envio de remessas internacionais, pois muitas vezes essas empresas trabalham com taxas menores do que as praticadas nos bancos tradicionais.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados