Início » Brasil » Presidente da TIM renuncia em meio a suspeitas de fraude

Presidente da TIM renuncia em meio a suspeitas de fraude

Lucas Braga Por

Após rumores sobre a demissão do presidente da TIM abordados pela revista Veja, Luca Luciani anunciou neste sábado (5) sua demissão da operadora italiana. Luciani está sendo investigado por fraude cometida para aumentar a participação de mercado da TIM frente às concorrentes.

O agora ex-presidente é acusado de fraude no sistema de SIM Cards para inflar o número de usuários da operadora. Entre esses SIM Cards, encontram-se linhas que deveriam ter sido desativadas, como de pessoas fictícias e até mesmo de falecidos. A irregularidade não diz respeito à sua gestão na TIM Brasil, mas na TIM Itália.

Luca Luciani em uma loja na Favela da Rocinha

Apesar da denúncia ser bem grave, é inegável que Luciani fez um papel muito importante na TIM Brasil. Durante sua gestão, iniciada em 2009, houve mudanças muito grandes na cultura organizacional da empresa. Em 2007 a TIM teve o seu pior ano, coincidindo com o início da operação da Vivo em GSM. Isso motivou diversos clientes a deixarem a operadora.

O ex-presidente iniciou um conceito inovador no cenário da telefonia móvel brasileira: planos ilimitados. Por mais que os serviços da TIM continuam deixando a desejar desde 2007, a superação financeira da empresa é impressionante: o crescimento econômico foi pujante ao longo dos anos. Somente no último trimestre a empresa obteve um aumento de mais de 19% na receita.

Além disso, foi na presidência do Luca Luciani que a TIM foi às compras, incorporando os serviços da Intelig e a AES Atimus (atual TIM Fiber) às operações da telefônica.

O diretor financeiro da operadora, Andrea Mangoni, irá assumir a presidência da TIM Brasil. Em nota à imprensa, a operadora informa o pedido de demissão de Luca Luciani e que “o Conselho de Administração da TIM Brasil se reunirá em breve para empossar interinamente Andrea Mangoni, CFO da Telecom Italia, como Diretor Presidente”. Não houve nenhuma menção a fraudes ou atuação irregular.

Com informações: Reuters

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Fante
Cara, eu dirai que o serviço porco da TIM(sou cliente) é nota 3, claro que já fui cliente por anos nota 5, e vivo a qual também sou cliente atualmente nota 7. Nenhuma é boa, mas a vivo é bem razoável.
Zarohpyel Nefilim (@rodrigorsena)
Será que a tim vai para o saco de vez?
David
Louis a TIM te pagou quanto para voce postar esse comentário?
Rafael Feuro
Que sorte que as outras operadores são infinitamente melhores, né? ;)
Kadu
Não entendi se é isto que você defende, mas ser em prol do crescimento da TIM em nada justifica as fraudes.
@yurihn_
Esqueci de comentar, mesmo sendo na TIM Itália, duvido que não tenha feito algo por aqui.
@luiz574
Mas quem garante que isso não aconteceu aqui também?
Diego Duarte
Eu to sabendo que é na matriz italiana, entretanto eu estou falando de algo similar.
Lucas Braga
A fraude não incide sobre a TIM Brasil, e sim sobre a TIM Italia.
Louis
Bem... Se realmente ele tem algum envolvimento com fraude, tenho certeza que foi em prol do crescimento da TIM. Um caso muito parecido foi visto com o Steve Jobs, neste, o mesmo foi afastado, após investigação foi comprovado pelo conselho que tudo que foi feito era em prol de investimento e crescimento da APPLE. Volto a repertir. Espero que o que ele tenha feito, tenha sido voltado para p crescimento da TIM.
@yurihn_
Acho que essa fraude explica o fato de um número perdido ter sido reativado pela TIM sem meu pai (o número do telefone perdido está no nome dele) pedido. Agora ele está no SERASA e abriu reclamação na ANATEL por cobrança indevida. Meu número de telefone atual é TIM, e estou pensando em trocar de operadora.
Diego Duarte
Tecnicamente é fraude, pois você está usando chips que não tem movimentação há 2 anos (aconteceu comigo), e ainda estão habilitados, sendo que deveriam morrer em 3~4 meses no máximo.
@michelblopes
Se as coisas já não andavam muito fáceis para a TIM lá fora, agora sim que devem desandar de vez.
Ex-Telecom
Acho que é muita hipocrisia condenar só ele, pois trabalhei em uma outra operadora e sei que isso é uma "prática comum", claro, cada um da sua forma. Se a Anatel não toma medidas contra, vai dar brecha para esse tipo de coisa. Para começar, deveriam contar assinantes únicos e não por chip ativo. Se a base brasileira já está em mais de uma linha para cada habitante, já tem coisa errada.
Forbidden_404
Isso aí não é fraude?
Exibir mais comentários