Início » Brasil » Google tem que apagar vídeos de menino Nissim, decide justiça

Google tem que apagar vídeos de menino Nissim, decide justiça

Liminar determina remoção de conteúdos do YouTube. Buscador pode recorrer.

Avatar Por

O processo movido pela família de Nissim Ourfali contra o Google Brasil Internet Ltda. começou a andar. De acordo com o portal de notícias G1, a família de Nissim obteve liminar que determina a remoção imediata do vídeo original e das cópias que foram publicadas em seguida no site de vídeos YouTube.

Nissim Ourfali estrela uma produção em comemoração ao Bar Mitzvá, celebração judaica quando o rapaz completa 13 anos.

O advogado de Nissim e família, Marcelo Roitman, do escritório PLKC, disse em nota que não comenta o processo por estar em segredo de justiça. Da mesma forma, o Google Brasil enviou nota na qual afirma que o YouTube “possui políticas claras sobre remoção de conteúdo”. O buscador não comenta o caso.

A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo ocorre em caráter liminar. O Google pode e provavelmente irá recorrer da decisão, tendo em vista casos recentes envolvendo remoção de vídeos do YouTube. Enquanto isso, entretanto, deverá cumprir a ordem judicial que manda retirar os conteúdos.

Conteúdo removido

Páginas do YouTube com conteúdo relacionado a Nissim agora mostram a mensagem de que "não está disponível em seu país devido a um requerimento legal do governo".

No processo a que tivemos acesso consta o valor de 30 mil reais como indenização. De acordo com o advogado de Nissim, a cifra corresponde meramente a uma necessidade para iniciar o trâmite. A família, diz ele, não tem qualquer interesse financeiro.

Atualizado às 11h08.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

David Tobias Nunes
como esta sua experiencia com o Windows 8 esta gostando ? tem um link para uma versao estavel e funcional do win 8 x64 ultimate ? + crackers?
Diogo Paiva
Acabei de acessar o vídeo aqui do trabalho e pude ver tranquilamente. O conteúdo está bloqueado só para o Brasil, pois o roteamento da minha empresa faz com que acessemos a internet como se estivéssemos nos EUA.
Ronaldo Ramos
Se eu não me engano há algo no código civil que penaliza quem entra na justiça contra alguém com uma acusação sem fundamento, dando direito de réplica da parte citada(neste caso o acusador se torna acusado, e tem que pagar os custos que a outra parte adquiriu por conta do processo, se é que não dá danos morais, mas não tenho certeza).Eu acredito que não tenha o menor fundamento nesta ação, porque o objetivo do youtube é postar mídias para a maior quantidade de acessos possivel, bem como facilidade do mesmo.Agora se dois pais sem noção consseguem este objetivo com um video que rídiculariza a imagem do filho, é problema de familia e não de justiça(a não ser que o menino cresça e resolva processa-los hauahuahau). PS: Não conheço a cultura judaica, portanto não sei se o video esta de conformidade com seus costumes, mas se as pessoas se sentem ofendidas com criticas ou escarnecimento, não deveriam postar seus videos pessoais e principalmente ler o contrato de adesão que deve falar sobre isso de um jeito ou de outro(como eles eu não li também RSRSRSRSR :D).
Guilherme Leobas
God bless o Bing e o Vimeo.
Hawk
Que coisa sem noção, foi ELE quem postou o vídeo, mas a culpa é do Google?
Lucas Lopes Pinheiro
Mano não vejo graça nesse vídeo
Guilherme Polonca
Só digo uma coisa: ainda bem que eu baixei na segunda-feira.
Pedro Catella
Só pra constar, em relação ao valor da causa que é de 30 mil reais. Acredito que não foi a família dele que estipulou esse valor, e sim o advogado. Explico: toda ação judicial tem que ter um valor pra causa, isso é um requisito processual. Através do valor da causa é que se estipulam as custas processuais e até o rito processual que vai seguir determinado processo. É ainda tomando como base o valor da causa que o juiz geralmente arbitra o valor dos honorários advocatícios (10% a 20%) do valor da causa. Por essa razão acredito que dependendo do contrato feito entre o advogado e a família, este fixou o valor de 30 mil reais pra conseguir receber uma boa grana se ganhar a causa. Até porque parece que a família do menino já tem grana pelo visto.
Rodolpho Victor
Judeu costuma ter dinheiro. Dinheiro, justiça. Justiça brasileira, dinheiro. Dinheiro manda. Entendi prq o vídeo saiu do ar.
Matheus Verdão
Na verdade quem fez o video foi uma produtora especializada em fazer videos comemorativos, principalmente de Bar Mitzvah! No canal da Produtora tem varios videos de Bar Mitzvah, mais esse foi o unico que deu Destaque! O video foi divulgado apenas para amigos e familiares... Mais os devidos bloqueios que deveriam ser colocados como não postando o video PUBLICO, somente quem tem o Link poderia acessa-lo, alguém o viu e achou nas buscas e resolvel mandar para deus e meio mundo na Internet (Se não me engano quem fez isso foi o Site Não Salvo)
Leandro rafael
Nada melhor q o tio silvio cantando :http://www.youtube.com/watch?v=ryD9CLHHYUI&feature=related uauhaushauhsuahsuahsuahs
Almy Fróes
Se eu fosse da prefeitura da baleia aproveitava o momento para investir no turismo
Fredson Nascimento Sousa
O vídeo que já estava caindo no esquecimento agora está sendo replicado e já está no vimeo.com E a nossa justiça prova mais uma vez que não tem o mínimo de conhecimento da era digital que estamos vivendo.
YanGM
Vou gravar e enviar um vídeo ao YouTube, depois vou processar o Google pra ganhar uma grana.
Fernando Ferreira
Pelo que acompanhei nas reportagens blogs a fora, a produtora foi paga pela família para criar e editar este vídeo. Após o término eles requisitaram a família permissão para postar no Youtube e os mesmos concederam. Se as informações acima procedem, o processo é uma piada e quem deveria pagar indenização são os pais para o garoto e o Google não seria obrigado a retirar o vídeo e quem deveria cuidar desta remoção seria a produtora. Agora deve ter mais de 200 versões do bar mitzvah do Nissin... E queriam tirar o vídeo do ar por conta de uns seres idiotas fazendo comentários do tipo: "Nessas horas sinto falta da câmara de gás" E isto é muito, muito ofensivo mesmo contra judeus.
@AntonioVeras
No Brasl, menor tem licença para tudo, desde matar à roubar. Não será um videozinho que tirará o direito dele.
Max
Seu danadinho! ashuahsuahushu
Jonas Seerig
Não se apavorem! Ainda da pra assistir aqui http://www.youtube.com/watch?v=Fsua9HKj5sk&playnext hauhauhauah
diogod
O menino pode até ter sofrido algum bullying, mas esse tipo de atitude só vai piorar. Primeiramente ele devia era ficar feliz que o video viralizou, nem todo mundo acha o video ruim, só engraçado. Se não queria tal coisa, agora já foi, caiu na rede. Ficar remoendo e cutucando o caso só vai trazer mais transtornos. Não existe isso de reverter videos desse tipo na internet. Se o objetivo é apagar rastros do acontecido, já foi. Esquece. Se é culpar alguém pelo transtorno causado, com certeza não é o google quem deve responder tais acusações. Gente que não entende a internet processando Deus e o Google até quando?
diogod
Nossa exatamente. Dizer que o garoto tem 13 anos não é desculpa, se foi ele, os pais quem devem ser responsabilizados.
Rogério Rodrigues Da Rosa
Se deu mal, já está em toda a internet e replicado infinitas vezes no youtube! São muito idiotas fazer um vídeo podre e ridículo como esse, só pra processar o google e depois tentar algum dinheiro! O google deveria pedir na justiça contra esses e outros idiotas que pensam que podem manipular o youtube, vivemos num país livre e sem censura!
Thássius Veloso
Caso a família de Nissim Ourfali ganhe o processo, não há o que fazer: o Google terá de pagar com as custas e os honorários mesmo. Esse é o procedimento padrão.
Edmilson
Se for o garoto que publicou e no cadastro disse ter uma idade que não tem eu, no lugar do Google, faria uma denúncia por falsidade ideológica colocando os pais como responsáveis, como realmente são. Se for a produtora que colocou o processo deve ser direcionado à ela e não ao Google. Em nenhum dos casos eu vejo motivo para processar o Google, a não ser que o vídeo fosse privado e o Google divulgou, oque acho improvável.
Edmilson
Mas o custo não é o custo de um advogado "padrão" e sim do que eles escolheram, é esquema, é como eu bater um carro, o outro ser obrigado a pagar os reparos e eu levar na oficina de um amigo que cobrará 10 mil para trocar a lanterna do carro. Assim o outro pagaria 10 mil por um serviço de 200, um roubo dentro da lei.
Andre Badiani
ah.... o nissim ta fazendo mais sucesso com esse processo!! mas vai passar!!! rs!! sao os 15 mim de fana da internet
Dudu Cena Eletronica
olhando o vídeo atentamente se trata de uma boa produção, os pais aparecem como personagens ao fundo, mostrando que sabiam do vídeo, a maneira que abanam eh pra filmagem, para mim o pai sendo advogado sabia de tudo e esta agindo de má fé.
TatoGomes
O Google é o dono da internet. Se você posta qualquer coisa indevida em algum blog ou site (tipo o filme de pedofilia da Xuxa) e ele aparece nos resultados do Google, a culpa é do Google! WTF?!? Então o Google tem que bloquear se eu quiser subir um vídeo da minha infância ou de algum primo mais novo? O vídeo do Nissim não tinha nada de ofensivo, só era escroto, como a maioria dos vídeos do YouTube. Eu não entendo mais nada...
Claudio H.
Concordo em parte, como o Thássius disse acima, trata-se de um menor de idade, por isso certas ações devem ser tomadas para remover o vídeo com a imagem do garoto, independentemente de quem foi a culpa de colocá-lo no ar. Já sobre o despreparo judiciário para tratar de assuntos digitais eu concordo plenamente, e não é nem culpa dos juízes e etc. Mas a tecnologia evoluiu muito rápido, e eles são de uma geração (geralmente) mais antiga, ou seja, não entendem muito bem como funciona o mundo da interwebs. Sobre isso acho que existem duas possibilidades, ou os juízes se treinam para tratar desses assuntos da atualidade, ou deveriam eleger alguns juízes (mais novos, com conhecimento) voltados exclusivamente para casos digitais, etc.
Turdin
Até onde sei foi a produtora que fez o video que postou.
Claudio H.
Posso estar enganado, mas pelo vídeo percebe-se que a família é bem provida financeiramente, ou seja, imagino eu que esse valor seja realmente para cubrir custos. Não que eles não tenham para pagar o advogado, mas acho que é algo tipo: - "Poxa, vamos processar o Google e fazer eles pagarem nosso advogado ainda, like a boss."
Leandro Jorge Junges
Aff que família não faz seus integrantes pagarem o maior mico huahahahauuha a família do garoto e muito tosca, e como processar o Facebook pq minha mãe colocou uma foto minha de criança fugindo de uma galinha, huahuaauauhaua se eu fosse o juíz condenava quem postou o filme e não o sistema de armazenamento, por isso digo falta pessoas qualificadas para julgar os casos de crimes digitais.
Thássius Veloso
Alguns leitores questionam por que a família de Nissim enviou o vídeo para o YouTube. Primeiro de tudo, não sabemos se foi a família quem decidiu pela publicação e nem se o link original era público ou particular. Dito isso, devemos lembrar que se trata de um menor de idade. O Estatuto da Criança e do Adolescente traz uma série de proteções adicionais que um adulto normal, em seu pleno direito, não teria. Não se esqueçam: o jovem do vídeo tem 13 anos. Não é um adulto de trinta que fez besteira e publicou o vídeo na internet.
Tiago Paludo
Eu náo entendo porque esse problema todo em cima desse vídeo!! Afinal de contas pelo que entendi da história toda é que o menino colocou esse vídeo no youtube primeiramente. Porque caso contrário como o vídeo foi parar no youtube!? E AGORA O MENINO QUER RECEBER INDENIZAÇÃO E QUE O YOUTUBE RETIRE DO AR!!!!?? Só no Brasil mesmo isso!!!!!!
Dudu Cena Eletronica
então porque postaram? hoje em dia na internet colocou algo fica na rede, e com esta situação vão acessar mais ainda, encontrei variações deste vídeo que foi deletado. agora é viral.
Edmilson
"a cifra corresponde meramente a uma necessidade para iniciar o trâmite" Sei sei, então pedisse um salário mínimo e já daria para abrir o processo. PS: Eu não consigo ler o nome dele sem pensar em miojo.
Guilherme Baraúna Schmitd
Quantas viagens a baleia dá pra fazer com 30k Dilmas??
Sr. Sem Papo
Agora ele vai sofrer bullying: "pow cara pq você processou a google?","Vamos pegar o cara que não gosta da google".