A Anatel determinou hoje que vai alterar o regulamento do serviço de telefonia móvel para incluir uma nova regra. Segundo ela, ligações sucessivas de celular para o mesmo número deverão ser consideradas como uma única ligação, contanto que sejam feitas em até 120 segundos. Essa regra estava em consulta pública há pelo menos três meses, mas apenas agora a agência das telecomunicações deu seu parecer final.

A regra foi proposta pouco depois da TIM ser acusada de derrubar ligações de propósito para poder cobrar a mais dos seus clientes. Por sinal, após uma auditoria de duas empresas diferentes, não foi constatada nenhuma anomalia na taxa de queda de ligações, o que é curioso.

Quando começar a valer, a regra deve beneficiar mais quem constantemente faz chamadas em áreas onde o sinal é ruim ou inconstante, já que esses usuários não vão precisar pagar por uma nova ligação para o mesmo número caso a atual caia. Para ser considerada gratuita a nova chamada precisa ser feita partindo de um celular (e pode ser para número fixo ou celular) e dentro de até 2 minutos desde a queda da ligação anterior.

A noa regra precisa ainda ser publicada no Diário Oficial da União e só passa a valer a partir de 90 dias dessa data. Embora a Anatel não tenha dito quando exatamente vai publicar no DOU, acredito que três meses é tempo o bastante para as operadoras se adaptarem.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maria Da Penha Caser
a empresa OI foi deportada daqui se aliou a Portugal, querendo pegar o Brasil de volta, so um burro nao ve, so consegui se aliar fora dos ESTADOS UNIDOS
Antonio Caser
Brasil é uma terra sem lei, aqui vale tudo, aqui rola de tudo, em um país sério que respeita o seu povo como os Estados Unidos essa empresas seriam expulsas de lá.
RamonGonz
é a impressao que tenho tbm... hoje tbm vi uma noticia de q as tvs pagas tiveram aumento no numero de reclamacoes e a anatel ira obriga-las a melhorar o serviço em "X" porcento. espero q continuem assim e cobrem cada vez mais
romero.dias
Fico me questionando se algum dia teremos serviços de alto nível providos por essas operadoras que não prezam por qualidade. Vamos ver desta vez o que a T$M vai fazer para ferrar o consumidor.
Rodrigo Fante
É só entregar um serviço minimamente digno que não vai ter problemas, veja bem, nem precisa ser decente, só ruim para cumprir essas metas da Anatel.
JoaoManoel
Anatel quer falir a TIM mesmo...
Gustavo Avelar
Isso me fez lembrar do meu primeiro celular, em 2004/2005 em que fazíamos varias ligações seguidas de 3 segundos porque os 3 primeiros segundos não pagava. Se essa decisão fosse tomada alguns anos antes a vida boa acabaria auhauhsauhshuasuhahusauhshua
@ThiagoCapuano
E muda alguma coisa?
Edmilson
Ai eles tiram seu sinal por mais de 120segundos e o problema está resolvido.
Felipe Silva
Ok, ai as operadoras durante esse dois minutos colocam: "O número chamado está fora de area ou desligado" Quem garante que elas não pratiquem isso?
Lucas Corrêa
Anatel ficou anos e anos de férias, parece que finalmente resolveu trabalhar.