Para quem acompanha o noticiário de telecom, a Anatel parece até ser uma das agências reguladoras que mais trabalham nesse país, dada a enorme quantidade de multas aplicadas às operadoras. O problema é que poucas empresas realmente pagam o que estão devendo. Em uma tentativa de aumentar a arrecadação, a Anatel vai permitir que as multas sejam parceladas em até 60 suaves prestações.

anatel-sede-agencia-nacional-telecomunicacoes

A medida foi anunciada na resolução 637 da Anatel, publicada na terça-feira (24). O documento informa que a solicitação de parcelamento é uma confissão irretratável do débito, mesmo que o pedido seja cancelado. Podem se beneficiar tanto as empresas (mínimo de 100 reais por parcela) quanto as pessoas físicas (mínimo de 50 reais por parcela) que estiverem devendo para a Anatel.

As multas poderão ser parceladas em até 60 meses consecutivos (5 anos) e os juros são bem melhores do que os oferecidos pelo crediário do seu banco: cada parcela é acrescida de 1% mais a taxa Selic (hoje em torno de 0,8% ao mês). Se a empresa deixar de pagar três parcelas, consecutivas ou não, o benefício é cancelado pela Anatel.

Só em 2013, nossas operadoras receberam 2,3 mil multas, que somaram quase R$ 2 bilhões. No mesmo período, no entanto, a Anatel só arrecadou R$ 90 milhões em multas, menos de 5%.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Sousa Costa
Eu não tenho dúvida de que a Anatel(as pessoas responsáveis por comandá-la) recebe algum tipo de "agrado" por parte das operadoras $$$$$$$$$$$$$. Por isso temos um serviço que a cada dia piora mais. Uma verdadeira vergonha essa Anatel.
Paulo Antunes
Quando se diz que esse pais é uma piada... Na verdade dá vontade de chorar! Está tudo dominado. Alias estamos sendo colonizado pela segunda vez, ficamos nas mãos dessas empresas que só vem no Brasil pra lucrar em cima dos idiotas, no qual me incluo. E os serviços prestados é uma MERDA!!
Paulo Antunes
Quando se diz que esse pais é uma piada... Na verdade dá vontade de chorar! Está tudo dominado. Alias estamos sendo colonizado pela segunda vez, ficamos nas mãos dessas empresas que só vem no Brasil pra lucrar em cima dos idiotas, no qual me incluo. E os serviços prestados é uma MERDA!!!
Kim Vilá
Acho que vou abrir minha própria operadora de telecom. Posso prestar um serviço ruim, ou razoável (preferencialmente a primeira opção), cobrar um preço que soa abusivo (e a maioria dos clientes pensam assim) e também não me preocupar com as multas, que, agora podem ser parceladas em até 5 motherfucking anos. É difícil aceitar que as coisas estão melhorando... :/
Hawk
Anatel é uma piada de mau gosto.
Carlos Eduardo
Por isso que as Operadoras estão cagando e andando pra qualidade dos serviços, pois a anatel passando a mão sempre na cabeça delas.
Leandro Silva
Affs -.- Coloquem bandas de radio 3G e 4G em Sergipe , ta foda.. net ruim do kansu essa da Vivo -_-
Andre Kittler
Certo. As empresas que não pagam, e não são punidas por isso, podem agora optar por... pagar parcelado? Puxa vida, que proposta otima!
Alberto Prado
Sério mesmo, não da mais não. Tá foda morar aqui. Se for um cidadão que deve pagar algum imposto ao governo federal, nunca que teria um parcelamento desses. As eleições estão aí e não há um único candidato que valha a pena dar o voto. Estou só esperando meu inglês fica afiado pra arruma as malas.