Início » Telecomunicações » Operadoras de telefonia celular não cumpriram meta de qualidade da Anatel

Operadoras de telefonia celular não cumpriram meta de qualidade da Anatel

Lucas Braga Por

As operadoras parecem não ter aprendido a lição: três anos após a proibição na venda de novos chips, uma publicação da Anatel no Diário Oficial da União estabelece prazos para que Algar/CTBC, Claro, Nextel, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo apresentem melhora na qualidade de suas redes.

De acordo com a Anatel, o cumprimento dos indicadores de qualidade - acesso e queda das redes de voz e dados – foi de 69,4% pela Algar, 93,1% pela Claro, 86,1% pela TIM, 83,5% pela Vivo, 78,1% pela Oi e 37,5% pela Sercomtel. Por ter operação recente no Serviço Móvel Pessoal, as medições da Nextel não constam nos dados divulgados pela agência, embora a determinação sobre melhorias contemple a operadora da mesma forma. A exigência é de 85% para acesso a voz e dados e queda máxima de 5%.

Anatel

O prazo para as operadoras cumprirem as metas é de seis meses para municípios onde há apenas uma operadora, nove meses onde há apenas duas operadoras e 15 meses para as cidades restantes. Isso parece eficaz já que prioriza as cidades onde há pouca ou nenhuma concorrência, lugares onde consumidor não tem outra opção de telefonia móvel.

As exigências não param por aí: as operadoras deverão divulgar via SMS para seus clientes o Serviço Móvel, ranking de qualidade da Anatel que permite  verificar o índice de acesso e queda por empresa para cada cidade, localização de antenas e tecnologias de operação (2G/3G/4G). Os dados também são acessíveis em aplicativo para smartphone.

De 2012 a 2014, houve um investimento de 33 bilhões nas redes móveis, segundo as operadoras. A Anatel reconhece que houve o cumprimento parcial dos compromissos assumidos no plano de melhoria apresentado há 3 anos e determinou a instauração de Procedimentos de Apuração de Descumprimento de Obrigações, que podem resultar em penalidades para as prestadoras.

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo da Silva
A impressão que dá é que as operadoras é que regulam a Anatel. Nunca na história destepaíz houve uma agência tão fraca como essa Agência Nacional de Telecomunicações!
Gustavo Hofer
e a anatel faz o que? passa uma multa nas operadoras que repassam esse valor aos clientes com o aumento dos serviços / pacotes
YagoG.
Aqui a TIM é boa. Só é muito saturada de clientes. Aqui a Oi é a melhor e tirou nota ruim.(Piauí).
Ezio, Auditor
Sobre as operadoras: Criança que não leva palmada não aprende lição e continua fazendo o que quer.
jairo
Esta na hora da justiça entrar em ação. ...e extinguir a corporativista Anatel.
opstranscarioca
Não entendo isso: se a operadora não atende o mínimo que se exige dela, por vários anos consecutivos, como ela continua com a concessão por "X" anos? Outra: como aqui as tarifas são as caras do mundo e o serviço é esse que temos? Tenho curiosidade de saber como as operadoras europeias e americanas tratam seus usuários e como de que maneira é feita a fiscalização das respectivas agências reguladoras.
Thiago
"...93,1% pela Claro, 86,1% pela TIM... A exigência é de 85% para acesso a voz e dados e queda máxima de 5%." Então Claro e TIM atenderam a meta? A Claro eu até entendo, pois tenho e nunca fico sem sinal (São Paulo), além de que todos que conheço e tem também falam bem, mas a TIM? Essa só me deixava na mão! É em outro estado?
Arley Martins
Anatel e nada é a mesma coisa. Quando estou insatisfeito com a operadora chego e peço desconto no plano, caso não façam um desconto eu troco de operadora com portabilidade e ganho desconto da outra.....já que o serviço não tem qualidade, pelo ao menos mais barato eu vou pagar para compensar o nervoso com o serviço ruim.
Marcio Gomes
Não, eles não ficam endividados. Relaxa. hahahaha. Eles investem ainda mais, em anúncios de TV e marketing. Já o serviço...
Lucas Dias
Exatamente! A multa que ela fala que deu, é convertida em melhorias que a empresa deveria fazer por conta dela mesmo, mas não faz é de forma alguma! Ai fica como agente já conhece: A Anatel finge multa, e a telecom finge pagar, e o trocha do cliente, finge estar satisfeito.
Lucas Dias
... A pergunta que realmente fica é: O que realmente funciona neste país? Digo, o que você paga e realmente recebe, de acordo com o desejado!? Telefonia você paga por um serviço que dificilmente te entregam 10% da velocidade paga. Deveria ser assim também na hora de pagar. Como me entregaram apenas 10% de um plano de 30 megas, eu vou te pagar apenas 10%!
Daniel Taiguara
2 anos para melhorar e continua um lixo. Tem que proibir venda de novo. A ANATEL é uma mãe para este lixo de operadoras
Delta Force
Não pagam, não.
YagoG.
Ela multa, eles pagam, o dinheiro fica guardado (roubado?) e nós padecemos ainda mais porque só faz a operadora se endividar.
Keaton
entrei para ver a noticia, mas acabei lendo o óbvio... que vem acontecendo desde 2000's.
Uberdam Walker
O #mimimi da Anatel resolve alguma coisa?
Kawê A.
Já era de se esperar. Isso mostra como as nossas "queridas" operadoras de telefonia tão pouco se lixando pra Anatel.
Daniel Lucena
Hahahahahahahahahahahah << operadoras com o fodas ligado pra anatel.