claro-logotipo-marca

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) mandou a Claro suspender a propaganda da promoção que oferece Facebook, Twitter e WhatsApp sem desconto da franquia de dados. A medida ocorreu depois de uma reclamação da TIM, que argumentou que a promoção da concorrente não é “grátis” como informado nas peças publicitárias.

Segundo a TIM, a Claro não pode divulgar que a promoção é gratuita porque o assinante deve pagar pelo serviço. A TIM possui uma oferta semelhante no plano Controle WhatsApp, que fornece “WhatsApp sem descontar da sua internet“. Depois da notícia, a Claro mudou a propaganda, adicionando a mensagem “dentro da franquia“ e letrinhas minúsculas, como mostra o antes e depois:

promocao-claro-1

promocao-claro-2

Não é incomum que uma operadora denuncie outra no Conar: segundo os números do conselho, 29,2% das reclamações partem dos próprios associados. A Claro, inclusive, foi a empresa que mais recebeu “condenações” do Conar em 2014, com seis processos, segundo o Meio & Mensagem. O Conar não é ligado ao governo e não pode multar as empresas, mas as recomendações da entidade costumam ser respeitadas no meio publicitário.

A promoção da Claro já era bastante controversa, como noticiamos na semana passada. O regulamento informava que havia um limite de franquia de 50 MB (pré-pago e controle) ou 500 MB (pós-pago) para acessar as redes sociais “gratuitamente”. Além disso, a promoção estranhamente não valia para o aplicativo oficial do Twitter; teoricamente, era necessário acessar o m.twitter.com para obter o benefício.

No entanto, nos últimos dias, a Claro decidiu silenciosamente (?) mudar o regulamento da promoção (?), como notou o Gizmodo Brasil. O texto da Claro está mais claro e não estabelece mais um limite máximo de navegação gratuita no Facebook, Twitter e WhatsApp para os pacotes de internet mensais. A Claro também liberou no regulamento o aplicativo móvel do Twitter e o recém-lançado Facebook Lite.

A Claro disse ao jornal O Globo que está analisando o processo do Conar e prestará os esclarecimentos necessários. Entramos em contato com a TIM, que ainda não se manifestou sobre o caso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gicapp
Todas fazem iguais mas está tudo no contrato, é complicado dizer que não sabia. As pessoas tem mania de assinar/aceitar o contrato sem ler. No da Claro a "pegadinha" tava no contrato, quem leu, tomou a decisão que achava pertinente. Não gostou? Tem outras 3 opções (concordo que deveria ter bem mais). Eu, sinceramente, acho muito xororô com esse negócio de franquia, a NET usa franquia no Virtua desde os planos de 512k e ninguém faz o mesmo estardalhaço. É a mesma coisa, mas o cliente NET já tá acostumado com isso diferente das de celular que resolveram trocar a regra no meio do jogo. O que eu acho é que, quem tem plano antigo, deveria ser mantido como está e quem quer migrar pro novo plano OK. Ou ter as duas opções, com redução de velocidade paga-se X e com corte de internet paga-se outro Y...
sergio gomes
Parque troca de operadora se todas fazem iguais e ninguém a Anatel não tomar nem uma providencia sobre isso.
gicapp
Tá tudo no contrato. É só ler e aceitar ou não. Não gostou muda de operadora, simples assim. É assim que se protesta, enquanto o lucro não cai eles não se tocam.
sergio gomes
A justiça brasileira deveria faz com que acabasse essa safadeza de quando a franquia atinge 100 por cento a internet e bloqueada a justiça poderia esta vendo isso e não sim preocupa por que a outra operadora colocou as três rede social mais usada grátis não a outra operadora colocou essa promoção por que tem pode pra isso e as outra não tem e só pensa em prejudica os clientes dalas .
Lucas Herrera
Eu não disse que a internet no Brasil é melhor ou pior que em outros lugares. Só falei que em nenhum do mundo a internet 4G para celular tem planos sequer parecidos com internet fixa, exatamente porque tem inúmeras pessoas usando ao mesmo tempo e não existe rede de operadora que consiga suportar isso.
Lucas Herrera
O que seria exatamente nos mesmos moldes? Planos e franquias iguais ou parecidos?
Yago G. Oliveira

Sinceramente, neutralidade atrapalhou um pouco no sentido para quem usa determinados tipos de serviços (redes sociais promocionalmente). Se antes era limitado, hoje é bloqueado, é "dentro da franquia" miserável.

Yago G.
Sinceramente, neutralidade atrapalhou um pouco no sentido para quem usa determinados tipos de serviços (redes sociais promocionalmente). Se antes era limitado, hoje é bloqueado, é "dentro da franquia" miserável.
Jonas S. Marques
Ah, quando entra nesse viés nem tem argumentação. Ah mas pera aí, você foi censurado ao postar esse comentárionão é? Não? Ah, então está errado;
Olacir Oliveira
Eu tentei algo mais ou menos parecido, comprei um de dez MB, e gastei, pedi pra contratar outro como pacote adicional mas dava falha :/, ao peguei esse de 14,90.
David

Quando eu fui contratar o pacote, aparecem as duas opções pra mim, mas a Claro tem um problema de que você só consegue contratar novamente o pacote de 300MB antes do fim da franquia do anterior, então eu sempre ligo pra cancelar e contratar o pacote e nisso a atendente me incluiu num pacote de 300MB* por 10,00 eu não sei por quê!

*Sem a promoção do Fb, Wpp e Twitter grátis.

David Matheus
Quando eu fui contratar o pacote, aparecem as duas opções pra mim, mas a Claro tem um problema de que você só consegue contratar novamente o pacote de 300MB antes do fim da franquia do anterior, então eu sempre ligo pra cancelar e contratar o pacote e nisso a atendente me incluiu num pacote de 300MB* por 10,00 eu não sei por quê! *Sem a promoção do Fb, Wpp e Twitter grátis.
Ronaldo
Muito pelo contrario, o Brasil esta com a posição 89 no ranking de velocidade de internet. Todos os paises com boa infraestrutura de internet usam 4G para auxiliar a rede cabeada. É muito mais facil levar um unico cabo de fibra ótica até uma Antena e depois a antena 4G redistribuir o sinal, do que levar um cabo de fibra otica para cada residencia ou apartamento. Inglaterra (Londres principalmente e as cidades grandes), Toda a Coreia do Sul, Lituania, Finlandia, Noruega, Suecia, Australia, enormes areas dos USA, Canada, Italia, França, Leste Europeu, China, Indonesia, Malasia, fazem isso.
Ronaldo
Nicolas Maduro e Dilma Roussef apoiam seu conceito de Comunidade.
Ronaldo
Cara, na boa, se a operadora fizesse a coisa certa, voce poderia fazer download da internet para o seu computador com o 4G e isso não deveria ser incomodo para ninguem. Na verdade a operadora deveria era ter um link disponivel para 500 usuarios X 5mb cada e não 5Mb Dividido por 500 usuarios.
Exibir mais comentários