Início » Brasil » Já é possível reclamar sobre falta de luz pelo Telegram

Já é possível reclamar sobre falta de luz pelo Telegram

Cemig criou bot no Telegram para oferecer serviço de autoatendimento no aplicativo de mensagens

Lucas Braga Por

Você já pensou em usar o Telegram para reclamar da falta de luz? Acredite ou não, agora isso é possível: a Cemig, uma das companhias que fornecem energia elétrica no estado de Minas Gerais, passou a oferecer um serviço de autoatendimento no aplicativo de mensagens.

Screen Shot 2015-10-20 at 19.42.35

Para oferecer o atendimento, a Cemig aproveitou a possibilidade de criação de bots no Telegram. O funcionamento do serviço é bem similar ao que já existe via SMS, sendo possível realizar serviços básicos, como informar leitura, receber o código de barras da conta de luz, verificar histórico de consumo e até mesmo reportar falta de luz.

Por ser um bot, não é possível ter um atendimento completo diretamente no Telegram. Ainda assim, é possível ganhar tempo usando o CemigBot ao realizar tarefas simples, sem precisar ficar um bom tempo esperando atendentes na central telefônica.

Para usá-lo, basta digitar @CemigBot na busca do Telegram e clicar em Iniciar. Por coincidência, houve queda de energia enquanto escrevia este texto.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Samej Spenser
Pelo menos no computador, você pode utilizar o Franz:
Blind
convença a usar, whatsapp n tinha ngm em 2009/2010 e só convencendo pro povo usar, Telegram é o mesmo, só que quem usa, jamais quer ir embora. Povo é preguiçoso infelizmente.

o bom é como fiz, indiquei, adicionaram no Telegram?, bloqueei no whatsapp ;)
Blind
na vdd, está bombando cada vez mais.

E pra crescer é fazer o mesmo que fizemos em 2010 pra cá com o Whatsapp, indicar e usar, os que adicionarem vc no TG, bloquear no whatsapp (povo é preguiçoso) e assim pro diante.

Whatsapp demorou anos pra chegar onde está em popularidade, e o Telegram em 2 anos e meio já está bem encaminhado para isso tbm.

o poder do Telegram em nuvem e API aberta só faz dele uma HYdra poderosíssima e gigante!
Juliano Dorneles dos Santos
RGE RS - Eu acredito!!!
3-6-9
Utilizei hoje o serviço e funcionou muitíssimo bem!Parabéns a CEMIG e que sirva de exemplo para as outras empresas concessionárias (água, luz, telefone, internet, gás...).Principalmente para uma chamada Vivo.
Sam86
Utilizei hoje o serviço e funcionou muitíssimo bem!

Parabéns a CEMIG e que sirva de exemplo para as outras empresas concessionárias (água, luz, telefone, internet, gás...).

Principalmente para uma chamada Vivo.
Alexandre Castro
Valeu!
Santiago
Estou nesta peleja
wevans
Sim, é gerado protocolo para todos os serviços, como "falta de luz". Somente não gera protocolo para as consultas como "localizar uma agência" e "histórico de consumo".
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Isso é impossível.
Supersonic
Isso é impossível.
Adriano Garcez
Exatamente!

Tenho pouco mais de 40 contatos no Whats, enquanto no Telegram eram só 5. Por mais que tenha achado o Telegram muito superior, não tem como usá-lo se ninguém está lá.
Edgar Araújo
Aqui tem alguns bons motivos para tal. :)

https://goo.gl/WcRQGp
Diego F. Duarte
O carinha acima tá achando q td empresa é igual a eletropaulo, q aumenta a luz 9x por ano, é privada, e ainda derruba a luz 2x por dia no estado inteiro.

Nope, filhote, a coisa aqui é diferente, nada a reclamar da Cemig. Infelizmente só cobra um valor insano na conta de luz, mas isso é assunto antigo. Os kras são bem inovadores em geral.
Alexandre Castro
Qual a grande inovação do Telegram pro usuário comum?
Vitor Mikaelson
Só convencer seus amigos. Se você não conseguir, provavelmente não é tãaao amigo assim.
Fagner Lopes
a maioria não liga pra isso né.. só quer saber de ter milhares de contatos online
Fagner Lopes
é exatamente por isso que o Telegram não bombou... a maioria usa e só quer usar o Whatsapp
Gustavo
Achei muito sem sentido seu comentário. A falta de luz é um problema que ocorre até mesmo nas melhores infraestruturas, pois existem muitos fatores externos que influenciam nisso. Falando sobre a CEMIG mesmo, eu não acho que a infraestrutura dela seja ruim, pelo contrário, já morei e vários lugares no Brasil e a estrutura da CEMIG foi a melhor que já usei, é muito raro eu ficar sem luz, é pra falar a verdade, nunca fiquei mais de uma hora sem. Quando ocorre alguma queda, sempre uso a facilidade de reportar via SMS e logo logo a luz está de volta. Acho ótimo agora ter a opção de bot no Telegram também.
Marcos Paulo Pagano
O mais triste é pensar que é mais barato criar um robô de Telegram do que colocar equipe na rua e melhorar a infraestrutura da rede para não faltar mais luz.
Guilherme Grünewald
Parabéns à empresa, centrais telefônicas são uns lixos que só servem para atrasar a vida dos clientes.
Hugo Pereira
gosto muito do Telegram, pena que, dos meus contatos, quase ninguém usa..
Edgar Araújo
Começar? Já tá, faz tempo.
¯\_(ツ)_/¯
Essa historia que ninguém usa para mim já morreu, fiz meus amigos usarem...
TiagoEDGE
Essa historia que ninguém usa para mim já morreu, fiz meus amigos usarem...
ochateador
Interessante.
Apesar de ser algo básico isso pode reduzir as filas de espera :D


O bot fornece o número do protocolo também ?
ochateador
Só matar o facebook e continuar com 3 lugares :P


ps.: ele só escreveu 4 lugares XD
Leonardo Caldas
Sempre achei o Telegram mais vantajoso e seguro que o WhatsApp, mas é aquela história... Não adianta ser a melhor solução se ninguém a usa...
Márcio Esteves
Se as empresas adotarem esse tipo de atividade, sinto muito, mas o whatsapp vai começar a ficar pra trás. Que a equipe do whatsapp comece a se revirar pra evoluir junto.
McFake
pq dai seriam CINCO lugares pra conversar.
Caio Alexandre
AES Eletropaulo: eu acredito.
André Maia S. Costa
É tão cansativo falar com as pessoas em 4 lugares diferentes. WhatsApp, Telegram, Skype e Facebook... Porque todos não vão para o Telegram! =]
brazica
Maneiro eim? espero que mais companhias adote o exemplo/serviço.
Yasser Hanzi
Maneiro eim? espero que mais companhias adote o exemplo/serviço.