Início » Telecomunicações » As operadoras de banda larga mais rápidas do Brasil, segundo a Netflix

As operadoras de banda larga mais rápidas do Brasil, segundo a Netflix

GVT é ultrapassada novamente: ex-líder no ranking da Netflix passa a ocupar terceira posição

Por
3 anos atrás

A Netflix libera mensalmente um relatório das empresas de banda larga mais rápidas do mundo. As operadoras costumam manter suas posições na lista durante um bom tempo, mas às vezes ocorrem algumas mudanças. Esse foi o caso do último relatório: em janeiro, o Vírtua ultrapassou a banda larga da GVT, passando a ocupar o segundo lugar entre as mais rápidas do Brasil.

A Live TIM ocupa a liderança do ranking desde junho de 2015, quando bateu a GVT. As marcas da Telefônica, por outro lado, estão caindo com o tempo: quando a Netflix começou a fazer as medições, em 2014, a GVT era a líder, mas não conseguiu acompanhar o crescimento das rivais e agora está na terceira posição. A Vivo foi ultrapassada pela Oi e passou a ocupar a lanterna. Não está fácil para os espanhóis.

Fibra óptica

Estas são as operadoras de banda larga mais rápidas do Brasil, de acordo com a Netflix:

  1. Live TIM (3,50 Mb/s)
  2. NET Vírtua (3,25 Mb/s)
  3. GVT (3,24 Mb/s)
  4. Algar (2,47 Mb/s)
  5. Oi Velox (1,73 Mb/s)
  6. Vivo (1,44 Mb/s)

ranking-netflix

O ranking leva em consideração a velocidade média dos assinantes das operadoras durante o streaming de vídeos na Netflix. Na prática, as empresas que oferecem apenas conexões mais lentas ou fazem traffic shaping para limitar o acesso ao serviço acabam ocupando posições mais baixas na lista.

Considerando todas as operadoras brasileiras, a média fica em 2,79 Mb/s. O país com a maior velocidade média é Luxemburgo, com 4,24 Mb/s, onde a líder é a operadora Numericable. Depois de fazer uma pesquisa rápida e descobrir que essa empresa vende um pacote de internet de 800 Mb/s (oitocentos!), 280 canais de TV e duas linhas ilimitadas de telefone fixo por 41,99 euros por mês, fiquei meio deprimido.

Mais sobre: , , , , , ,